Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

O peso do ‘coaching’

Definir objetivos é o primeiro passo para transformar o invisível em visível, o caminho para atingirmos as nossas metas. Isto não significa que seja garantia de sucesso, mas é o começo. Ao longo do meu trabalho como coach de alta performance, tenho observado que definir objetivos não é algo assim tão simples para muitos dos meus clientes. Pode parecer estranho, mas é comum ter dificuldades em estabelecer exatamente aquilo que queremos, algo que pode acontecer pelas mais variadas razões.

Uma dessas razões é não saberem exatamente o que querem, pois estão demasiado imersos nos seus desafios (pessoais, profissionais, emocionais…) e têm dificuldade em ter uma visão mais clara das suas vidas e do que está a acontecer. Têm dificuldade em focarem-se naquilo que os pode fazer seguir em frente e receio de estabelecer metas que consideram demasiado ambiciosas. Todas estas dificuldades acabam por afetar de forma bastante negativa a sua performance e até o seu dia a dia.

É aqui que o coaching de Alta Performance pode ajudar. E muito! O coaching pode permitir-nos definir objetivos de uma forma clara e eficaz, ajudando-nos a perceber ou a ter consciência de onde é que estamos (ponto A), onde queremos estar (ponto B) e o que podemos fazer para lá chegar. A grande maioria das pessoas suporta-se no seu conhecimento atual e comportamento habitual para atingir novos resultados, mas é importante perceber que aquilo que sabemos é aquilo que nos trouxe até ao ponto onde estamos. Se temos outros objetivos, se queremos mais, então temos de estar preparados para crescer, dominar novas habilidades, desenvolver competências, evoluir a cada dia.

Depois de percebermos o nosso ponto A, é importante ter alguns pontos em consideração. Por exemplo, será que estamos a colocar objetivos demasiado ambiciosos dentro das competências que temos? Se nunca joguei futebol na vida não posso querer ser o melhor jogador do ano... Além de parecer demasiado ambicioso, pode gerar grandes níveis de frustração. No entanto há metas mais curtas e um pouco menos ambiciosas que posso ir alcançando e que fazem com que tenha mais motivação para seguir em frente.

Dentro das nossas competências podemos sonhar alto e o impossível pode acontecer. A única pessoa que nos pode impedir de sonhar verdadeiramente alto somos nós, quando acreditamos nas limitações que achamos que temos, ou que deixamos que outros nos imponham.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais