Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Os jogos ganham-se antes de entrar em campo

Se tu pensas que és um derrotado, serás um derrotado, se pensas que és um campeão, serás provavelmente um campeão. Se pensas que podes ou se pensas que não podes, em ambos os casos chegarás à conclusão de que estás certo. Poucos jogadores percebem que aquilo que pensam torna-se a sua realidade. Tudo começa na mente do atleta. Os jogos ganham-se na mente, só depois se ganham dentro de campo. Por isso, se um jogador quer vencer e tornar-se um campeão, tem de vigiar e dominar o seu jogo mental. Assim como uma equipa, se quer vencer, precisa trabalhar a sua mentalidade para o jogo e garantir que esse jogo mental está ganho bem antes de entrar em campo.

Um dos grandes poderes da mente tem a ver com aquilo que ela consegue fazer com os pensamentos que produz. Quando esses pensamentos são destruidores, a mente automaticamente dá essa mesma indicação ao corpo. E quando os pensamentos são altamente potenciadores e positivos, também é essa é a instrução que a mente dá ao corpo. Todos os grandes campeões aprenderam de alguma forma a usar o poder das suas mentes para construir uma fortaleza mental, colocaram a sua atenção maioritariamente nos pensamentos corretos, deixando o ‘lixo’ fora da mente.

Fazer este trabalho de limpeza e foco na mente é bem simples, mas não é nada fácil e requer treino, tal como tudo aquilo que nos leva à mestria. A maioria dos jogadores quer vencer, mas nem todos acreditam verdadeiramente que isso é possível. Infelizmente, querer não é poder. Querer é apenas o primeiro passo. Acreditar que é possível é o segredo que transforma o querer em poder. Para acreditar, existem normalmente duas vias possíveis: ou temos consciência do processo que nos vai levar ao sucesso, ou então acreditamos naquilo que ainda não estamos a conseguir ver, como um ato de fé, não acessível a qualquer um.

A grande maioria de nós precisa de ver para crer, precisa de evidências, de provas, de estatísticas, de probabilidades para acreditar ou crer que algo é possível. Acreditar naquilo de que não temos qualquer evidência é mesmo um ato de fé. Quem sabe usar isso a seu favor prepara-se para isso, e aqui está a grande diferença entre quem acredita e se prepara, e quem acredita e espera que aconteça.

Em suma, grandes campeões ganham os seus jogos fora de campo antes de os ganharem lá dentro, pois acreditam tanto na possibilidade de vitória, que se preparam para ela como se esse fosse o único desfecho possível.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.