Alta performance

Susana Torres
Susana Torres

Que Sporting na final?

Para uma performance de excelência, existem necessidades básicas e essenciais que devem estar preenchidas: necessidade de CERTEZA e CONFORTO, AMOR e CONEXÃO, SIGNIFICÂNCIA e IMPORTÂNCIA, CRESCIMENTO e CONTRIBUIÇÃO. Os episódios recentes ocorridos no Sporting terão sem dúvida grande impacto no comportamento do seu plantel, prestes a disputar a final da Taça de Portugal. É interessante perceber até que ponto toda esta situação é prejudicial à performance dos jogadores, sendo certo que as necessidades acima descritas não estão asseguradas.

Há duas situações que poderão influenciar a equipa:

– A impossibilidade de Jorge Jesus treinar a sua equipa nos moldes habituais fez com que esta fosse uma preparação completamente atípica. Para alguns jogadores, a consistência do treino, as indicações especificas que recebem durante a semana e a preparação no terreno é essencial para o seu desempenho. Esta será uma situação vantajosa para o Aves.

– A segunda situação tem a ver com ‘ELEVAR A ATITUDE’, uma das formas de conseguir ativar a melhor performance nos jogadores. É aquilo que acontece em situações de catástrofe, em situações extremas. Sempre isso acontece, ativamos recursos, competências e um sentimento de entreajuda que normalmente não está tão presente. Se o nosso cérebro entender que há um caso de sobrevivência, a atitude muda e independentemente das competências, fazemos acontecer, reagimos com a nossa melhor performance. Ao decidirem ir a jogo, os jogadores tiveram a necessidade de mostrar que são profissionais acima de tudo, elevando a necessidade de ganhar e mostrar que são um grupo unido, que não viram as costas à luta e que vão para o campo de batalha com tudo o que têm. Principalmente, querem mostrar que fazem parte da solução e não do problema.

Ambas as situações terão influência, mas acredito que a segunda terá mais força do que o primeira. A razão é simples: é muito difícil vencer uma equipa que atua com um propósito muito forte. E este propósito está ligado aos valores morais, éticos e profissionais de cada um e ao sentimento de união que uma situação extrema gerou no plantel do Sporting.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais