Visão periférica

Vítor Baía
Vítor Baía Antigo internacional

E agora?!

Confirmou-se aquilo que já se esperava: Julen Lopetegui foi demitido do comando técnico do FC Porto após 18 meses sem glória nem conquistas. Já estava difícil ignorar uma realidade que entrava pelos olhos dentro. Lopetegui não era, efetivamente, treinador para uma equipa com tamanha dimensão e ambição. Com muita limitações técnicas e táticas, agravava esses factos com uma fraquíssima empatia com os adeptos e uma péssima gestão do plantel à sua disposição.

O importante agora é perceber quem será o seu sucessor. Mais do que saber quem será o novo técnico, importa antecipar o seu perfil. É muito importante que a escolha recaia num treinador português, de métodos modernos, devidamente identificado com a realidade do nosso futebol e com a real dimensão do FC Porto, algo que o técnico anterior nunca percebeu.

Importa ainda que seja alguém capaz de fazer frente aos rivais em todos os tabuleiros, ou seja, não só dentro das quatro linhas, mas também na capacidade de comunicação para dentro e para fora do grupo de trabalho. Nomes como Marco Silva, André Villas-Boas e Leonardo Jardim encaixam perfeitamente nesse perfil, tal como Nuno Espírito Santo ou Sérgio Conceição, embora neste momento estes dois últimos me pareçam menos prováveis. Se, porventura, a aposta recair num técnico de transição e não numa aposta de continuidade imediata, creio que Luís Castro seria mais do que capaz de assumir essa tarefa, levando a equipa a patamares exibicionais muito mais elevados do que aqueles que Lopetegui (não) alcançou. Afinal, o FC Porto merece muito mais do que isto...
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais