Visão periférica

Vítor Baía
Vítor Baía Antigo internacional

Campeões

Muitos dos títulos de ontem já apontavam para o grande final de campeonato que se prevê para hoje. É dia de consagrar um campeão, que, seja qual for, Benfica ou Sporting, será sempre um justo campeão porque chegou ao fim em primeiro. Essa é a grande verdade, o resto, todo o folclore que se montou à volta desta luta que infelizmente se tornou numa luta apenas a dois – o FC Porto saiu do caminho e já falámos muito sobre isso - serve somente para desviar do que realmente interessa.

Sei do que falo. Nos dez campeonatos que ganhei com a camisola do FCPorto, o que mais me irritava era que colocassem em causa o nosso valor, atribuindo a fenómenos extra futebol as nossas vitórias. Opiniões ridículas, que irritavam, mas que ao mesmo tempo nos davam força, porque eramos realmente os melhores.

Será hoje assim, o melhor é aquele que vencer o campeonato. Já é tempo de acabar com histerismos que atiram as culpas dos insucessos para as arbitragens. Os agentes do futebol que criam ou tentam criar estas polémicas estão a fazer mal ao futebol e a quem o pratica com paixão.

Para se ser campeão é preciso ter uma boa estrutura, a começar pelo presidente, um bom treinador e bons jogadores. Esta é a receita, aquela receita que me habituei a ter durante muitos anos no FC Porto. E a ganhar com ela. Sozinho ninguém é campeão, nem em Portugal...

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais