Visão periférica

Vítor Baía
Vítor Baía Antigo internacional

Reflexão

Ao empatar em Alvalade, o Benfica deu um passo muito importante para aquilo que pode ser o desfecho desta Liga. O campeonato não terminou ontem, mas é um facto que o Benfica venceu a mais complicada etapa para alcançar em primeiro lugar a meta, afastando ao mesmo tempo e de vez o Sporting de chegar onde ainda havia uma secreta esperança, o segundo lugar. Seria muito imprudente que o Benfica partisse já para os festejos do tetra. Vencendo hoje, o FC Porto vai ficar a um ponto e percalços todos têm. Já se viu de tudo na história do nosso futebol.

Não vi ontem um grande jogo. O dérbi teve um ambiente fantástico, como deve ser. Não foi um jogo sequer emotivo, porque as oportunidades foram poucas. Os lances bem desenhados também não foram muitos, porque houve demasiado calculismo nas estratégias.

Talvez o Sporting pudesse ter sido mais ousado em vez de, a determinado momento, ter pausado o seu jogo. Marcar aos 4 minutos pode atirar uma equipa ao chão e o Sporting, apesar de ter tentado nos minutos seguintes ao golo madrugador, não soube tirar qualquer tipo de vantagem emocional do erro de Ederson. O Benfica partiu para um empate justo.

O FC Porto pode hoje aproximar-se, mas já não depende dele próprio. Precisa, antes de tudo, de fazer o seu papel de concorrente forte e não atirar a toalha ao chão, porque não acredito que alguma vez o faça. Terá de esperar por um percalço do Benfica, mas de nada valerá se não fizer aquilo que tem obrigação: vencer todos os jogos que faltam.

Tenho de deixar um lamento pelos trágicos acontecimentos da madrugada de sábado. Morreu um adepto na sequência de atos violentos. Acho que temos todos de refletir.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.