.

Vítor Baía
Vítor Baía Antigo internacional

Ambição bem medida

É com uma ambição bem sustentada que a Seleção Nacional tem vivido estas horas que nos separam da estreia com a Islândia. Neste grupo, nota-se um equilíbrio entre a experiência e a juventude e é a primeira que se assumirá como extensão do treinador para transmitir a serenidade necessária nestes momentos em que inevitavelmente a ansiedade cresce.

Nunca é bom ser dos últimos a jogar, pois passam-se muitas horas a ver os outros competir. É claro que temos um conjunto com bagagem para gerir esta situação mas é sempre importante ouvir as palavras de quem está ‘vacinado’ para estas situações. Falo, é claro, de Cristiano Ronaldo, Pepe, Ricardo Carvalho e outros cuja capacidade de liderança se manifesta também nestes momentos. Além, é claro, do nosso selecionador que tem ‘know how’ e competência para criar um clima de calma e tranquilidade.

Estas horas serão agora mais difíceis para Ricardo Quaresma. Quando tudo parecia indicar que poderia ter a sua grande oportunidade, eis que uma lesão – como todas, inoportuna – vem comprometer o grande momento porque ele esperava. O Ricardo merece ter esse momento, atendendo não apenas às suas qualidades como jogador mas também devido à excelente pessoa que é. Neste momento, as suas expectativas podem arrefecer um pouco mas espero que, se não se concretizar a sua grande oportunidade com a Islândia, aquela apenas fique adiada por apenas mais alguns dias. Certamente estará a sentir o carinho e o apoio dos companheiros.

Calor humano é o que não tem faltado à Seleção Nacional que tem sabido corresponder esse apoio na medida da sua disponibilidade no quadro das próprias responsabilidade profissionais e apertado controlo de segurança. Mas é importante sentir e retribuir esse amor pela pátria que é tão forte entre os emigrantes. Saber que a Seleção tem gente que sabe valorizar quem a apoia e lhe dedica tanta atenção, é particularmente relevante. Hoje, a comitiva portuguesa já parte para Saint-Étienne e amanhã entrará finalmente em ação. A ambição é alta e justifica-se. Apenas desejamos que entre com o pé direito.

Positivo
A organização da prova tem estado atenta ao mais pequeno detalhe. Nada tem falhado a esse nível, contrastando com a violência que eclodiu nas ruas por ação dos hooligans

Negativo
Erros de análise e más abordagens de muitos guarda-redes em lances de bola parada que cada vez mais são melhor trabalhados e por isso deveriam exigir maior cuidado defensivo









Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.