Visão periférica

Vítor Baía
Vítor Baía Antigo internacional

Que grande FC Porto!

A vitória de grande classe, que o FC Porto alcançou a meio da semana no Mónaco, é a certeza de que a equipa se está a vestir para uma grande temporada, mesmo que limitada, por erros alheios, nas contratações.

Quase se pode dizer que é com ‘prata da casa’ que Sérgio Conceição está a montar uma equipa ganhadora e a devolver o respeito que o FC Porto merece, levando os adversários a olhar para esta equipa com mais atenção. O FC Porto bateu o campeão francês, mas não foi apenas a vitória gorda que contou. Foi a exibição de grande caráter, de grande personalidade e de enorme qualidade que a equipa protagonizou, interpretando na perfeição uma estratégia capaz de amarrar a equipa de Leonardo Jardim, não a deixando respirar e aplicando golpes fatais nos momentos certos. Que grande trabalho fez o FC Porto no Mónaco e que capital de confiança alcançou com essa vitória, fazendo esquecer a má entrada nesta edição da Champions!

É uma vitória frente ao campeão francês que correu mundo e que motivou muita curiosidade sobre esta equipa que nasce e cresce pela mão de Sérgio Conceição. Não desistem, sabem os caminhos que pisam e adoram pisar o caminho do golo. É uma equipa vestida para grandes conquistas e que se vai tornando uma ameaça para os rivais do costume. O comportamento do FC Porto no campeonato tem sido exemplar. Apenas vitórias. Parece fácil, mas, se o fosse, outros teriam o mesmo registo. Não, este FC Porto está a dar lições todas as semanas.

A equipa tem hoje um teste muito complicado, com um adversário que também tem estado muito bem e que vem de uma ‘vitória moral’ frente ao Barcelona. O Sporting-FC Porto tem tudo para ser um jogo de grande categoria, agradável para quem gosta de futebol, porque são duas equipas que gostam de jogar, que gostam de golos e que têm uma oportunidade mais de se mostrarem como grandes equipas que são.

Não sei quem levará a melhor, é um jogo de tripla, como se costuma dizer, mas é o FC Porto quem comanda o campeonato e que tem uma oportunidade de alargar a distância que o separa do Sporting, embora o campeonato ainda vá no seu início.

Espero, acima de tudo, que seja um grande espetáculo de futebol, um verdadeiro clássico, sem lugar a polémicas, porque o futebol é bonito quando não passa das quatro linhas. Há muitos que se alimentam de polémicas, mas, para estar vivo, o futebol precisa é de se alimentar de grandes jogadores, de fantasias, de momentos espetaculares, que fazem deste desporto um dos mais amados no Mundo. Que venha então o clássico, mas não se esqueça que é dia de votar.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.