Visão periférica

Vítor Baía
Vítor Baía Antigo internacional

Uma lição para estudar

A uma jornada do fim, o campeão está encontrado e deve, desde já, dar-se todo o mérito ao Benfica. É uma vitória saborosa para os benfiquistas e que sabe por quatro: é tetracampeão, algo que buscava há muitos anos e que desta vez o conseguiu porque a concorrência não foi capaz de lhe barrar o caminho. O facto de o suspense ter durado quase até final, significa também que houve alguém que lhe deu luta, que não deixou que a Praça do Marquês se enchesse antes do tempo. Neste particular, o FC Porto deve também ser reconhecido pelo seu trabalho, por nunca ter desistido, por ter superado algumas quedas que foi dando ao longo desta corrida pelo título.

Mas isso é pouco para um clube com a grandeza do FC Porto. Ninguém fica contente com o segundo lugar – tem que ser assim no clube, que a determinada altura nesta época retificou algumas más decisões e más políticas, procurou seguir um outro rumo, mas não foi a tempo de lutar contra a estrutura do Benfica, que pouco mudou e aí terá estado também a base do sucesso. O Benfica há muito percebeu que não vale a pena mudar muito quando as coisas estão bem, muito menos entrar em loucuras com escolhas duvidosas; partiu para a época com essa vantagem, chegou com vantagem ao final. É uma lição para o FC Porto estudar muito bem.

Para os portistas, desta época fica um sabor a quase nada, porque o apuramento para a champions é bom, mas não chega. O Sporting foi pior? Pois, mas, como diz o povo, com o mal dos outros podemos nós bem, embora a lição que o Benfica deu também deva ser estudada pelo Sporting.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.