Leonor Pinhão, Rui Calafate e Nuno Encarnação

Bancada de sócios

1. Mesmo que o central sueco não esteja a 100 por cento, Rui Vitória fará bem em arriscar a titularidade de Lindelöf no clássico?

2. Face aos bons desempenhos de Matheus, Jesus deve conceder-lhe a titularidade até ao final da temporada?

3. Precisando de vencer na Luz para chegar à liderança, a aposta mais indicada para o FC Porto será um onze com Soares e André Silva ou outro mais conservador?

LEONOR PINHÃO

1. Se há posição para a qual o Benfica tem um número bastante de alternativas – e de excelente qualidade – é a de defesa-central. Tal como se viu, por exemplo, no Porto-Benfica da primeira volta. Saiu Luisão, lesionado, e entrou Lisandro López para o seu lugar acabando o argentino por fazer o golo do empate já no período de descontos do jogo. Não é, portanto, motivo de angústia qualquer eventual baixa nesse sector. Rematar à baliza é o único risco que o Benfica tem de correr.

2. É como lhe aprouver. Arredado de todas as discussões, Jorge Jesus tem de ir inventando até ao final da temporada factos que vão entretendo os adeptos do Sporting e oportunidades para os seus mais jovens jogadores se poderem afirmar. É isso mesmo que está, diligentemente, a fazer. O objetivo de oferecer o título de melhor goleador da Europa a Bas Dost será o aliciante geral e qualquer municiador de jogo ofensivo em prol do holandês é bem-vindo à equipa. Matheus cumpre esse papel.

3. Por mim, obviamente, jogava o Depoitre sozinho no ataque do Porto. Mas isto é o interesse a falar, obviamente. E, mesmo assim, é melhor não dar sugestões malévolas não fosse o Depoitre arrancar um hat trick. O treinador do Porto saberá o que melhor lhe convém e tem dois excelentes ‘mergulhadores’ lá na frente. Quanto a André Silva, faço votos para que tenha esgotado no sábado com os húngaros todo o manancial de habilidades reservadas para esta semana no Estádio da Luz.

RUI CALAFATE

1. Lindelöf é o melhor central do Benfica nesta época, no ano passado foi Jardel. Primeiro, o sueco é uma garantia de cobertura da falta de velocidade de Luisão e, depois, quer dar o máximo, mesmo se não estiver a 100 por cento, porque é um jogador com muito mercado e terá inúmeros olheiros dos grandes clubes do Mundo no clássico. Além disso, nunca se devem alterar rotinas no centro da defesa.

2. Matheus é mais um excelente produto de uma das maiores Academias de formação do Mundo. Seria útil que até ao final da época Jorge Jesus desse minutos e confiança a vários jovens talentos -–Matheus, Podence, Palhinha, Francisco Geraldes –, preparando-os para a próxima temporada que terá de ser de compromisso com o título e para isso os mais jovens terão de saber lidar com essa pressão.

3. Não creio que o clássico seja decisivo. Ainda veremos mais alguns pontos perdidos. Também não acredito que Nuno Espírito Santo entre de peito aberto com Soares e André Silva. O miolo será reforçado, o Porto será de mais contenção com contragolpes de Brahimi, Corona e Soares. Será um jogo muito interessante de acompanhar em termos táticos e, sobretudo, psicológicos. Quem estará mais forte é a grande dúvida.

NUNO ENCARNAÇÃO

1. Não acredito que nenhum jogador que não esteja fisicamente apto a disputar um clássico com esta intensidade seja sequer convocado. O Benfica terá as alternativas necessárias para fazer face a esta eventual ausência. O plantel tem muito valor e qualquer jogador que tenha de substituir o Lindelöf dará o máximo pelo clube.

2. Matheus ainda está numa fase de aprendizagem, mas como é evidente, se tem mostrado estar à altura dos acontecimentos, Jesus deve continuar a apostar neste jovem jogador. Do que me recordo, Matheus no jogo no Dragão não teve grande desempenho. Prefiro esperar para ver…

3. O Porto deve manter a sua matriz principal com Soares e André Silva a titulares. O Porto terá seguramente a ambição de ganhar na Luz e acredito que uma dupla atacante como esta poderá dar excelentes resultados neste mesmo jogo.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.