Opinião
Em 2021, no seio dos delegados da Liga, surgiu a ideia de preparar um documento que posteriormente seria apresentado às instâncias superiores e onde se defendia a definição da carreira do Delegado.
Para esse efeito foi criado um grupo de trabalho informal constituído por mim, Paulo Renato, Sérgio Ferreira e João Moreira e, em algumas reuniões onde tivemos o cuidado de perceber a realidade europeia, preparámos um primeiro draft com a perspetiva que tínhamos enquanto delegados.
E essa foi a génese da ANDF e é nesse contexto que aqueles elementos que integravam o grupo informal constituem hoje a base dos seus órgãos sociais.
Nunca será demais reconhecer a existência dum momento verdadeiramente impulsionador e que contribuiu decididamente para a constituição da ANDF: o discurso do então Presidente da Liga e atual Presidente da FPF, que, em setembro de 2022, numa ação de formação da Liga, desafiou os presentes a constituírem-se como associação.
Seguimos o repto: a ANDF foi constituída por escritura pública lavrada no Cartório Notarial da Nazaré, a 25 de novembro de 2022.
Estamos certos de que a definição da carreira do delegado será uma realidade porque, ao que sabemos, a FPF e o seu Presidente estão determinados nesse sentido, assim como o Presidente da Liga e algumas Associações Distritais e Regionais.