Desporto com valores: Eticamente feliz

Falar de ética é o mesmo que falar de nós próprios, dos valores da nossa educação e formação como pessoas. Tudo começa no seio da nossa família, esta é o primeiro pilar para construir a nossa maneira de ser e identidade. Alcançar qualquer glória sem mérito não faz sentido, quando isso acontece não ficamos bem connosco próprios.

Acreditar e viver o fair play é um modo de ser em qualquer fase da nossa vida, deve fazer parte de nós como bons atletas e como seres humanos. Estar de consciência limpa e tranquila é afirmar que há algo muito mais importante do que qualquer vitória, ou medalha. Aprendi que o fair play deve ser ensinado pelos nossos pais, professores e treinadores para que o atleta o possa praticar em competição.

Ao longo da minha carreira e após 17 medalhas em Campeonatos da Europa ou do Mundo ainda hoje tenho fortes amizades com os meus adversários. As glórias, as medalhas são fruto de muito trabalho, amor a uma modalidade. Mas se algum dia não alcançarem os objetivos, não há que desanimar, pois com treino e dedicação o esforço será recompensado.

O desporto é uma filosofia de vida, só deve ser praticado de uma forma limpa, respeitando os adversários, juízes, árbitros, treinadores. Assim como os familiares e amigos dos nossos adversários, reunindo-se todas estas condições de certo fará de nós melhores seres humanos em qualquer faceta da nossa vida.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.