Desporto com valores

Fairplay irlandês

Com frequência durante este Europeu em França, tem-nos chegado imagens de distúrbios e violência entre adeptos, em especial com os russos e ingleses. Não faltou a pronta intervenção da polícia com a expulsão de França de um conjunto de adeptos, bem como as ameaças e sanções por parte da UEFA às seleções visadas.

Não deve pagar o justo pelo pecador, pois as seleções não têm culpa da violência provocada pelos seus adeptos. Mas acredito que, em muitos casos, a expulsão de uma seleção de uma competição serviria de exemplo e teria um efeito persuasor e preventivo muito eficaz. Por vezes, é necessário responder de forma firme para que haja uma mudança de comportamento.

Basta olharmos para a irradicação do holiganismo em Inglaterra. Do outro lado estão os adeptos irlandeses com o seu extraordinário fairplay, encantando e contagiando tudo e todos com a sua forma de ser e de estar, apoiando a sua seleção e as seleções adversárias, cantando serenatas a francesas, ajudando a trocar pneus, acalmando crianças que choram… com ou sem alguma cerveja à mistura.

A comunicação social, de igual modo e ainda bem, tem dado nota deste fairplay, valorizando estes gestos. Aqui se prova que o bonito e os valores no desporto podem afirmar e tornar o espetáculo desportivo em algo grandioso, alegre e saudável. O fairplay não é uma treta, é bem real, basta pô-lo em prática. Bem hajam, irlandeses!


Autor: José Lima, coordenador do PNED

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.