Nuno Farinha
Nuno Farinha Diretor adjunto

Há empates que vêm por bem

Faltam dois dias para ficarmos a conhecer as marcas deixadas pelo frustrante empate na Turquia. Há ideias, pistas e desconfianças, mas o exame só poderá ser feito no momento em que se iniciar o Benfica-Moreirense. Perdeu-se muita coisa naquela meia hora: voaram 2 pontos, 1 milhão de euros, a qualificação para os ‘oitavos’ e mais esses 5,5 milhões. É muita coisa. O mais intrigante de tudo é que ainda ninguém conseguiu entender como foi possível uma equipa estar a ganhar 3-0 e a fazer uma exibição digna de ser mostrada aos mais novos nas escolinhas de futebol, e depois ‘apagar’ e ficar à mercê de quem estava à beira do K.O. técnico. Os comportamentos defensivos foram alterados, perdeu-se energia onde a equipa estava a ser mais forte (reação à perda da bola) e os níveis de concentração também baixaram. O que terá acontecido?

A qualidade de jogo do Benfica atingiu um nível anormalmente alto nas últimas semanas, acima do que tinha mostrado na última época. Uma evolução de responsabilidade coletiva, mas que dependeu, em grande parte, do aparecimento de Pizzi no meio e da explosão de três jogadores: Nélson Semedo, Salvio e Guedes. O ‘upgrade’ tático de Rui Vitória foi rapidamente consolidado e os resultados continuaram a dar-lhe razão. O doce momento do Benfica é (era?) tão encantador que já ninguém sabia muito bem se os lesionados Rafa, Jonas ou Jardel fariam assim tanta falta ou se, pelo contrário, viriam complicar o que estava tão bem. Quando a confiança chega ao limite, a seguir pode vir a euforia. Às vezes também é bom voltar a pisar o chão.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0