Namoros de PC

Adicione como fonte preferencial no Google
Namoros de PC
Namoros de PC

Pinto da Costa continua a namorar. Namorar tem sido, aliás, uma especialidade do presidente do FC Porto. Os seus namoros são públicos e bem conhecidos. Os namoros começam e acabam. Podem ser mais ou menos tórridos e Pinto da Costa não se importa nada de concorrer para a ideia de que é capaz de atar, desatar e reatar, com a convicção de que nada pode abalar a sua imagem pública de emérito conquistador.

Não, não estamos a falar da sua vida pessoal, cuja parte conhecida é, aliás, alimentada na praça pública pelo próprio Pinto da Costa. Falamos de outros namoros. De repente, o presidente do FC Porto lembrou-se da existência da Seleção Nacional. Os romances são assim. Mais ou menos ardentes. Têm dias. E quando há uma certa benemerência associada ao romance, as turbas até se comovem: a Seleção Nacional estava órfã, o ainda presidente da FPF (Gilberto Madaíl) achava-se ausente e, não obstante o esforço do “dinossauro do associativismo” (Amândio de Carvalho) em preencher alguns vazios, havia a circunstância extra da presença de Fernando Gomes, ex-administrador da SAD portista e possível sucessor de Madaíl, a apimentar a relação. PC sabe quando deve namorar.

Pinto da Costa nunca foi indiferente à conjugação das relações e raras foram as vezes em que hostilizou a Federação. O momento era suscetível de potenciar essa conjugação. O presidente do FC Porto ainda não encontrou o sucessor de André Villas-Boas e a FPF está em mudança de ciclo. O interesse de Pinto da Costa em Paulo Bento pode não ser nem imediato nem efetivo. O apoio a Fernando Gomes pode, igualmente, não ser franco nem direto. Mas Pinto da Costa adora “fazer constar” e “marcar o território”. Adora... namorar!

Oargumento do “apoio” a Portugal e do “amor” às cores nacionais (e e não apenas ao azul e branco) até lhe bem fica (ai Jesus!), até pela coerência evidenciada no apoio concedido ao ex-selecionador nacional. As contas eram fáceis de fazer: bastava um empate para o apuramento direto, tudo apontava para uma grande festa. Juntando Fernando Gomes à fotografia. Interessa a Pinto da Costa aparecer ao lado de Gomes nessa fotografia. Porque sabe que a “colagem” deixa os seus adversários do Benfica e Sporting à beira de um ataque de nervos. Semear a dúvida e a insegurança nos seus rivais também tem sido uma preocupação do presidente do FC Porto, geralmente bem sucedida. Veja-se o caso de Filipe Soares Franco, ex-presidente do Sporting: não tinha o apoio do clube de Alvalade, mas era um candidato bem tolerado por Pinto da Costa.

Neste “jogo” das eleições federativas, o presidente portista tem o tabuleiro todo marcado: bem se esforçam Benfica e Sporting com Humberto Coelho e Hermínio Loureiro, mas Fernando Gomes e Carlos Marta asseguram o essencial. E isso é que, desde a primeira hora, Benfica e Sporting nunca conseguiram ver. Herculano Lima “no lugar” de Ricardo Costa. Vítor Pereira no lugar de... Vítor Pereira. Mas Lourenço Pinto já se encarregou de intrometer Paulo Costa (com Marta) na corrida. E Luís Guilherme ainda é bem capaz de se tornar, no meio disto tudo, no grande “operacional” da arbitragem, para gáudio dos “internacionais”. Como é bom namorar...

Deixe o seu comentário
Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade