O nosso valor enquanto sociedade

Estamos a viver dias que nos apresentam desafios de uma dimensão sem precedentes na nossa história recente. Este é um momento em que existem muitas questões e poucas respostas. O impacto económico, social e psicológico, quer ao nível individual, quer ao nível coletivo é de consequências imprevisíveis no imediato. Portugal e o desporto não são exceção, também as federações, clubes e atletas terão de ajustar-se o mais rapidamente a esta nova realidade a esta pandemia. Não posso, por isso deixar de enviar uma solidária e veemente mensagem de apoio a todos aqueles que estão a ser afetados por esta situação. É fundamental que nos mantenhamos saudáveis e unidos.

Embora possa parecer exagerado neste momento, é necessário perceber, que, pelo menos no imediato, o mundo não será o mesmo depois desta crise.  A Humanidade terá de fazer novas aprendizagens e novos ajustamentos. Para o Desporto Nacional, esta crise será mais uma oportunidade para demonstrarmos a nossa importância, a nossa relevância, o nosso valor e a nossa capacidade. Será através dos valores intrínsecos ao desporto, à prática desportiva e à resiliência que caracteriza as mulheres e os homens do desporto, que podemos contribuir para que o Desporto seja, como foi no último século, um dos mais brilhantes faróis guia da humanidade, tal como referiu o presidente do COI, Thomas Bach, "a chama ao fundo do túnel".

Neste momento, o mais importante é ficarmos em casa para preservarmos a nossa saúde, a dos nossos familiares e de todos os membros das nossas organizações. Para tal, é essencial cumprirmos e fazermos cumprir as recomendações da Direção Geral de Saúde e demais autoridades. Esperamos que, em breve os desenvolvimentos na investigação e medicina nos permitam, retomar as nossas atividades sem risco para os nossos atletas e demais agentes desportivos. Também, deixo um apelo para que todos continuemos fortemente comprometidos com a emergência de vencermos esta crise. Na verdade, todos nós devemos, sem exceção, dar um contributo para o bem da nossa vida em sociedade, na qual o Desporto tem um papel absolutamente imprescindível.

Por fim importa também agradecer e enaltecer o comportamento exemplar de toda a Família do Desporto Nacional, quer pela responsabilidade, quer pela solidariedade patenteadas, quer pelo estrito cumprimento de todas as orientações, nestes tempos de dificuldade para todos nós e para o Desporto em particular.

Mantenham-se protegidos, ajudando assim a proteger os outros. Votos de boa saúde e ânimo forte!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.