Agora é a sério

• Foto: Paulo Calado

Soubemos quem eram os escolhidos. Entre desavenças e conclusões sobre os nomes aceitamos as opções do engenheiro em funções e esperamos pelo momento em que o esférico rolasse no relvado.

Começamos mornos contra a Noruega ainda a meio gás, entramos duro e saímos combalidos no fim com a Inglaterra e para fechar houve recital para todos os gostos na goleada contra a Estónia já com os 23 que foram chamados.
Mas terminou, já não há mais querelas a feijões. É hora de olhar para as terras francesas e ficar sério.

Que aterremos com a noção do talento que temos, que a juventude aliada à experiência de um grupo possa ser capaz de nos fazer sonhar. Não foi a derrota que nos fez cair perto do final em Wembley que nos torna mais fracos nem a goleada contra a Estónia nos põe no topo da lista dos favoritos. Temos talento para passar a fase de grupos, para criar exibições que nos deixem esperançosos e depois vibrar com crença em cada eliminatória até ao fim.

Somos um país atrás de uma Selecção. Muito ou pouco, berrando ou apenas ferrando o cachecol vamos estar atentos. Criaremos estádios em salas de estar entre tremoços e minis, e seremos claque eufórica dividida entre cafés, esplanadas e ecrãs gigantes por todo o país. É assim que conseguimos jogar com eles, é assim que mostramos que estamos a acreditar nos 23 que vestem a camisola.

É no dia 14 que fica sério. Já não há mais testes, mais teses técnicas de treinadores de bancada nem momentos para embelezar o que está para ser feito. A Islândia é a primeira barreira e contamos com a coesão defensiva de uma experiência vasta, um meio campo com virtuosidade e talento e um ataque repleto de trivelas e com toques de melhor do Mundo.

Que comece o Euro. Estaremos lá, à procura de algo maior que um sonho.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.