A importância dos pais na formação

A formação em qualquer clube de futebol tem como objetivo formar jogadores, mas primeiramente forma homens, com valores, princípios, regras, de forma a prepará-los para a vida social e profissional que os pequenos aprendizes irão enfrentar. Visto isto, a importância dos pais no processo é vital, porque sem uma base forte e sólida em casa, nenhum miúdo consegue absorver na totalidade todas as ferramentas morais e técnicas que lhe são fornecidas pelos treinadores, diretores, coordenadores, fisioterapeutas, etc.

Os pais são a primeira base de educação, de sustentação da estrutura mental de cada criança e se essa primeira trave falhar então todo o desenvolvimento terá muitas dificuldades em aguentar. Mas muitas vezes os pais são inimigos dos próprios miúdos. Como? Imaginemos que durante as primeiras 5 jornadas de um campeonato de iniciados, um miúdo só joga 2 jogos e nos outros 3 não é opção e permanece no banco. Um pai que tenha assentes em si as regras e as vicissitudes do futebol, compreenderá que o seu filho não joga ou joga pouco porque o treinador entende que o miúdo que ocupa a sua posição está melhor e só lhe resta trabalhar, convencer o treinador a dar-lhe a oportunidade.

Um pai que não tenha essa clarividência por vezes toma medidas que não sendo as mais corretas podem inclusive prejudicar o trajeto do filho no clube ou até no próprio desporto. Pressionar os diretores, barafustar, criar problemas, tudo isto cria instabilidade no jogador, afeta o seu rendimento dentro de campo e reduz-lhe as hipóteses de convencer a estrutura técnica a confiar-lhe a titularidade.

O que o pai deve fazer é passar ao filho os valores da perseverança, do trabalho, do esforço, do acreditar sempre na sua oportunidade e quando a tiver, não falhar e dar tudo em campo. Os pais têm de ser o garante da estabilidade emocional dos filhos e com isto tentar que eles sejam antes de grandes jogadores, grandes craques da bola, homens com H grande porque o futebol é uma parte importante mas não é tudo na vida.

É importante para o desenvolvimento são da formação, uma maior instrução dos pais a nível de como devem agir em determinadas situações para não prejudicarem o seu filho e ajudá-lo nos momentos difíceis em que não jogue, em que falhe um golo, em que jogue menos bem, apoiar, ajudar, acompanhar, aconselhar. Não castrem o futuro desportivo dos vossos filhos com decisões precipitadas e emocionais porque muitas vezes são erros que custam um futuro mais auspicioso no desporto-rei.

2
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0