A nova pérola do futebol português: Gonçalo Paciência

Já diz o velho ditado que filho de peixe sabe nadar, e este ditado não foge à verdade, e a mais recente comparação acontece com o jogador da atualidade, que recentemente representou o Vitória Futebol Clube (por empréstimo do FC Porto) e que deu nas vistas na recente final-four da 11.ª edição da Taça da Liga/CTT, disputada na cidade de Braga, de seu nome Gonçalo Mendes Paciência, nascido a 1 de agosto de 1994, na cidade do Porto, e filho de uma outra grande figura do futebol português, o internacional que representou o FC Porto Domingos Paciência, e agora treinador de futebol. Gonçalo Paciência é um dos mais recentes internacionais da seleção A de Portugal, na qual teve o seu batismo no dia 14 de novembro de 2017, no Estádio Municipal de Leiria, lançado pelo selecionador nacional Fernando Santos, num jogo de caráter particular, no VII Portugal - Estados Unidos da América (1-1), depois de ter representado todos os escalões da seleção de Portugal, desde Sub-16; Sub-17; Sub-18; Sub-19; Sub-20; Sub-21; Seleção Olímpica.

Representou o FC Porto B, onde se estreou profissionalmente a 12 de janeiro de 2014, atuando no onze da equipa B, tendo ganho em casa ao Portimonense por 2-0, jogo a contar para a segunda Liga, isto na época de 2012/13, onde se manteve nas épocas de 2013/14 e 2014/15.

Contudo Gonçalo Paciência estreou-se pela equipa principal dos dragões a 21 de janeiro de 2015, num jogo a contar para a Taça da Liga, frente ao Sporting C. Braga, tendo marcado o primeiro golo na competição na semana seguinte, numa vitória de 4-1 em casa frente à Académica de Coimbra.

Na época de 2015/16 foi emprestado à Associação Académica de Coimbra, seguindo o seu percurso na época de 2016/17 no Olympiakos da Grécia; na época de 2016/17, representou o Rio Ave Futebol Clube e na presente época de 2017/18 representou o Vitória Futebol Clube, onde após uma brilhante prestação na final-four da Taça da Liga/CTT, volta de novo à sua casa de origem, o (seu) FC Porto.

Avançado de talento nato, é sem qualquer motivo para grandes dúvidas, não uma esperança, mas uma certeza no futuro a breve tempo do futebol português e do FC Porto. E, assim, aos poucos tem vindo a criar, pelo seu trabalho, dedicação e talento, e através dos clubes por onde tem representado, uma progressão que o define como um autêntico de avançado de aérea, sempre a cheirar o golo.

O futebol português e o FC Porto ganharam mais um autêntico avançado de raiz, com o qual muito o futebol lusitano tem muito a ganhar, pela sua elevada progressão aliada a um grande talento… Efetivamente é verdade…que filho de peixe sabe nadar.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.