Record

Escrevem os leitores

As datas de fundação dos "grandes": O Sport Lisboa, o Campo Grande e os dois Portos

Este é um dos temas mais debatidos na actualidade, e recentemente algumas pessoas ligadas a um destes clubes puseram em causa a data de fundação do Sport Lisboa e Benfica, com argumentos, que por sua vez colocam também em causa a data de fundação de Porto e Sporting.

Começando pela fundação do Sport Lisboa e Benfica, como a maioria das pessoas tem conhecimento é uma junção de dois clubes (O Sport Lisboa e o Sport Benfica). O Sport Lisboa, fundado por Cosme Damião em 1904, na Farmácia Franco em Belém foi um clube que logo na sua fundação estabeleceu-se que jogaria de vermelho e branco e teria no seu emblema uma águia, e a frase "E pluribus Unum".

Em 1906, foi fundado o Sport Benfica, que após algumas dificuldades (entre as quais perder oito jogadores para o Sporting), acabou por se juntar ao Sport Lisboa, clube com o qual tinha boas relações, dando-se por isso a fusão no dia 13 de Setembro de 1908, dando origem ao Sport Lisboa e Benfica.

No caso do Sporting, numa assembleia geral do Campo Grande Futebol clube que se realizou no dia 13 de Abril de 1906, José Gavazzo "fartou-se" que o clube se dedicasse exclusivamente a festas e piqueniques e pediu a demissão em seu nome e do seu irmão, José de Alvalade, assim como outros "dissidentes" lhe seguiram caminho. E foi José de Alvalade que pediu dinheiro ao seu avô para fazer outro clube, e logo no dia 8 de Maio do mesmo ano, é fundado um novo clube, ainda sem nome, sendo eleito como presidente e sócio protector o avô de José de Alvalade, o Visconde de Alvalade. Ainda no dia 26 de Maio desse mesmo mês é atribuído o nome de Campo Grande Sporting Clube.

No dia 1 de Julho de 1906, o nome é novamente alterado para Sporting Clube de Portugal, e até aqui tudo bem. Até ao ano de 1919, o Sporting festejou o seu aniversário no dia 8 de Maio (ou seja festejava a criação de um clube sem nome), a partir de 1920, em Assembleia decidiu-se alterar a data de fundação de 8 de Maio para dia 1 de Julho de 1906, que tinha sido o dia da alteração de nome e não da fundação.

E é daqui que surge a polémica, o Benfica festeja a data da fundação, o Sporting festeja a data da alteração do nome. A meu ver o mais correcto será cada um festejar a data da sua fundação, seja o Sport Lisboa, seja o Clube sem nome, que antes de ser Sporting Clube de Portugal ainda foi Campo Grande Sporting Clube.

Mas atenção também o Futebol Clube do Porto, tem a história da data de fundação envolvida em controvérsias, é um facto que existiu um Futebol Clube do Porto em 1893, fundado por António Nicolau de Almeida e que disputou a taça do Rei de 1984 contra o Lisbonense, mas esse FCP não é o mesmo que conhecemos hoje, esse FCP acabou em 1895, deixou de haver referências em jornais e não há qualquer actividade registada nem jogos oficiais.

Quando em 1906, José Monteiro da Costa funda o Futebol Clube do Porto, ele não reactiva nem herda qualquer tipo de legado, ele funda no ano de 1906 um clube novo, e quem vem acabar com a teoria da fundação do FCP no século XIX é o próprio António Martins que no livro oficial da história do Futebol Clube do Porto, afirma "O desconhecimento completo por parte dos sócios de tal jogo e a falta de dinheiro foram entraves. Como se sabe, o futebol no Porto era quase desconhecido.", ou seja ele nunca faz uma referência a um clube anterior tudo indicando serem por isso dois clubes diferentes com o mesmo nome, além de demonstrar que o futebol era quase desconhecido, se existisse um clube desde 1893 o futebol volvidos 13 anos já teria outra expressão.
Deixe o seu comentário
M