Escrevem os Leitores
Portugal sagrou-se campeão europeu de sub-23 em hóquei patins, que continua a ser a modalidade que mais títulos deu ao nosso país. Derrotando a Espanha na final, em Barcelona, por penáltis, após 4-4 no prolongamento, os jovens portugueses fizeram-nos evocar os gloriosos tempos de Livramento e Fernando Adrião, quando também vencemos a Espanha na final em Madrid por 3-1, o que nos deu o título mundial em seniores.
A equipa portuguesa era constituída por Moreira, Vaz Guedes, Adrião, Velasco e Livramento, a melhor de todos os tempos. Seguiu-se a do Sporting - Ramalhete, Sobrinho, Rendeiro, Chana e Livramento. Foi sempre o hóquei do nosso contentamento. Fomos inúmeras vezes campeões europeus e mundiais. Tudo começou com Emídio Pinto, Raio, Sidónio, Jesus Correia e Correia dos Santos, a primeira grande equipa que tivemos.
O hóquei está bem entranhado nos portugueses. Foi ele que nos deu as primeiras alegrias desportivas. Livramento, seguido do guarda-redes espanhol Trullos, foi considerado o melhor jogador do Mundo de sempre. Oxalá fossemos no futebol como somos no hóquei.
Autor: Simões Ilharco