Escrevem os Leitores
Segundo a comunicação social.portuguesa de hoje, dia 10 de Setembro de 2018, o recente seleccionador espanhol, Luís Enrique, considerou esta segunda-feira, que o argentina e jogador do Futbol Club Barcelona, Lionel Messi como o melhor jogador do mundo, defendendo que o avançado argentino "está um passo à frente" dos demais, incluindo do português Cristiano Ronaldo. "Atribuiria o melhor o prémio do melhor jogador do mundo a Messi, está um passo à frente dos demais. Outra coisa é falarmos de títulos ou do que ganharam", disse o ex-treinador do FC Barcelona…passei a citar.
Contudo porém, não sou obviamente advogado de defesa de Cristiano Ronaldo, nem decerto o seu talento, magia e sendo um predestinado que é, para a prática, do desporto rei, que é o futebol, faz dele actualmente um dos melhores jogadores do mundo, senão o melhor.
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, é um futebolista português, nascido na chamada pérola do Atlântico, a belíssima Ilha da Madeira, no dia 5 de Fevereiro de 1985, (no Hospital Dr. Hélio Mendonça, na cidade do Funchal, oriundo de uma família humilde. Mas quis o destino, que fosse um dos tais predestinados para a prática do futebol, que não está ao alcanço de qualquer um.
Tendo começado a sua carreira nas camadas de formação no Clube Andorinha de Santo António, clube fundado em 6 de Maio de 1926, no período de 1993 a 1995; tendo seguido o caminho do Clube Desportivo Nacional, clube fundado em 8 de Dezembro de 1910, tendo representado este clube nas épocas de 1995 a 1997. Finalmente o grande salto para um grande clube com outras capacidades e outras dimensões e com enormes projecções, o Sporting Clube de Portugal, fundado em 1 de Julho de1906, onde esteve entre as épocas de 1997 a 2001, não tendo sido difícil a sua entrada no plantel principal, onde esteve nas épocas de 2001 a 2003.
Tendo dando mostras da sua classe, na equipa principal do Sporting CP, rapidamente o interesse demonstrado pelo colosso de futebol inglês, o enorme Manchester United Football Club, fundado em 6 de Março de 1902, onde representou este clube inglês durante as épocas de 2003 a 2009.
Nas épocas de 2009 a 2018, representou o Real Madrid Club de Fútbol.
Nestes clubes de grandes dimensões, Cristiano Ronaldo, ganhou todos os títulos, quer a nível individual, quer a nível de títulos dos respectivos países, tanto nacionais como internacionais.
Esta época de 2018/19, a transferência para um dos maiores clubes de Itália, que vence o respectivo campeonato há seis épocas, que é a Juventus Football Clube, clube fundado a 1 de Novembro de 1897.
A lista de títulos e prémios recebidos por Cristiano Ronaldo, pelos clubes que passou, desde do Sporting CP, é enorme e não tenho espaço para tantos títulos conquistados-Director
Quanto à representação ao serviço das diversas selecções portuguesas, estão a seguir destruídos. Sub-17, 9 jogos e 6 golos; Sub-20, 5 jogos e 3 golos; Sub-21, 6 jogos e 1 golo; Sub-2, 3 jogos e 1 golo e finalmente na equipa A, o mais internacional de todos os jogadores portugueses com 154 presenças e 85 golos.
Mas efectivamente Cristiano Ronaldo, é muito mais.
Autor: Mário da Silva Jesus, 65 anos, reformado