Record

O desporto em Portugal não é só futebol

Evidentemente que a força do desporto, em Portugal, está virada especialmente para o futebol, essa "grande" industria que "fabrica", em seu redor milhões de euros. Como tal praticamente atiramos para segundo plano outras modalidades, que fazem subir aos pódios, e de se ouvir a "A Portuguesa", em especial noutras modalidades, como por exemplo; o Atletismo, a Canoagem, o Ciclismo, o Hóquei em Patins, o Ténis de Mesa, que têm dado momentos de glória, não só aos atletas como ao nome deste " pequeno País, que se chama Portugal. Decerto que haverá mais modalidade, mas que o autor destas linhas de momento, e a memória não lhe ocorre, mais outra(s) modalidade(s). Bem sei, que lá fomos campeões da Europa em futebol, no Euro-França 2016; não esquecer em especial, os 3ºs. Lugares alcançados no campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra; na Taça da Confederações em 2017, na Rússia; a juntar mais os títulos de campeões do mundo, alcançados em 1989 em Riade e em 1991 em Lisboa, na categoria de Sub-20, e tantos outros especialmente nas categorias de formação e mais recentemente o tão desejado título da Europa da categoria de Sub-19, já procurado há muito tempo.

Mas e as outras modalidades? Em que Portugal, tem mostrado ao Mundo o valor dos seus atletas. Exemplo mais recente a conquista da medalha de ouro, de campeã da Europa, na estreia da prova de 50km marcha no calendário dos campeonatos europeus, de Inês Pereira Henriques, que representa o Clube Natação de Rio Maior, e que na 16.ª edição do Campeonato do Mundo que se realizou, no Estádio Olímpico de Londres, em 2017, e se sagrou campeã do Mundo desta categoria e que na edição XXIV, do Campeonato da Europa, que se está a realizar em Berlim, na Alemanha, na estreia nesta categoria com o título de campeã da Europa, que junta assim ao título de campeã do Mundo, e a tantos outros títulos a nível interno.

Entretanto neste Campeonato da Europa, em que Portugal, já alcançou uma medalha de Ouro, mais um ou dois atletas ainda poderão alcançar lugares de pódio.

Todos nós que gostamos de desporto, não devíamos olhar somente para o futebol, sabendo contudo que é a mola real da existência de muitos clubes. Devemos olhar com mais apreço para as outras modalidades, as tais "chamadas pobres", mas que nos dão, mais honra e glória.

Deixe o seu comentário
M