O feito inédito da Seleção feminina e a presença no Euro'2017 na Holanda

• Foto: FPF

Momento histórico, inesquecível e inédito para o futebol português feminino, vivido no final desta tarde, no Estádio Dr. Constantin Radulescu, em Cluj, na Roménia, e, num apuramento algo inédito e merecedor da selecção das "nossas meninas", sobre o comando de Francisco Neto, para a fase final do XIX Campeonato da Europa, a realizar no próximo ano na Holanda, em que Portugal despois de ter consentido um empate a 0-0, em jogo da primeira mão deste "play-off", frente à sua congénere da Roménia, na passada sexta-feira, no Estádio do Restelo em Lisboa, a selecção nacional de feminina de futebol, conseguiu com todo o mérito, na sua visita a Cluj na Roménia, um excelente empate de 1-1-, em jogo da segunda mão do "play-off", com vista ao apuramento e a poder estar assim presente e pela primeira vez numa fase final de um Europeu da categoria sénior, e como tal conseguiu com todo o mérito e como tal grande feito, depois de já ter falhado por duas vezes o apuramento através do mesmo sistema de "play-off" em edições anteriores. Este Roménia-Portugal, foi o IV confronto entre as duas selecções, registando-se o quarto empate entre as duas selecções, mas este último jogo, foi para já e no momento, o mais importante com vista à presença de Portugal, primeira vez numa fase final de um campeonato da Europa na categoria.

Agora um pouco de história das anteriores edições do campeonato da Europa de Futebol Feminino. O predecessor do torneio começou noa naos oitenta com o nome de UEFA Europen Campetition for Represenatative Womne’s Teams. Com a popularização do futebol feminino no continente a que foi dado status de Campeonato Europeu em 1991.As primeiras selecções vencedoras do "European Competitiom for Represenatative Women’s" (nome antigo do evento), teve o seu primeiro evento no ano de 1984, cuja final foi realizada em 2 jogos entre a Suécia e a Inglaterra cujos resultados foram de 1-0 na primeira mão e depois 0-1 na segunda mão, seguindo-se o desempate por (g.p.) com a vitória a sorrir à Suécia por 4-3. No ano de 1987, e cujo anfitrião foi a Noruega, vitória da equipa da casa a Noruega por 2-1, frente à Suécia, finalmente nesta terceira edição realizada no ano de 1989, na Alemanha Ocidental, vitória da Alemanha Ocidental, por 4-1 frente à Noruega.

Nos moldes actuais, como organizadores e respectivos Vencedores do Torneio organizado pela UEFA, temos os seguintes dados:

Na 1ª. Edição, no ano de 1991, a organização pertenceu à Dinamarca e o vencedor foi a Alemanha, que (a.p), venceu a Noruega por 3-1.

Na 2ª. Edição, noa no de 1993, a organização pertenceu à Itália, cuja vencedora foi a Noruega que bateu na final, a selecção anfitriã a Itália por 1-0.

Na 3ª. Edição, realizada no ano de 1995, a organização foi da Alemanha, que bateu na final a Suécia por 3-2.

Na 4ª: Edição, que foi realizada entre a Noruega e a Suécia, no ano de 1997, a vitória foi de novo para a Alemanha que venceu a Itália por 2-0.

Na 5ª. Edição, realizada na Alemanha no ano de 2001,m vitória foi de novo para a Alemanha, que venceu com golo de ouro a Suécia por 1-0.

Na 6ª. Edição, realizada no ano de 2005 na Inglaterra, vitória de novo para a Alemanha por 3-1 frente à Noruega.

Na 7ª. Edição, realizada na Finlândia no ano de 2009, de novo a Alemanha se sagrou campeã da Europa ao vencer na final a Inglaterra por 6-2.

Na 8ª. Edição, realizada na Suécia no ano de 2013, de novo a Alemanha sagrou-se campeã da Europa ao vencer a Noruega por 1-0. Passei a citar.

E, assim o futebol feminino de Portugal está de parabéns, com tal feito e pela primeira vez vir a estar presente num Campeonato da Europa, em 2017, pois tem sido um grande trabalho de enorme evolução, que tem vindo a ser realizado há décadas, onde têm passado grandes jogadoras, equipas técnicas e dirigentes federativos, e um enorme "staff", todos em prol da evolução, lenta é certo, mas que está no bom caminho de cada vez o futebol feminino, pode r ter o seu espaço merecedor pelo menos e por enquanto a nível da Europa.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.