Escrevem os leitores
Escrevem os leitores

Os tomba-gigantes da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

A Taça de Portugal (Taça de Portugal Placard por motivos de patrocínio), é uma competição portuguesa de futebol organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, disputada anualmente por todos os clubes da Primeira Liga, Segunda Liga, Campeonato de Portugal e os clubes vencedores das Taças Distritais e os segundos classificados de cada Campeonato Distrital superior, na época imediatamente anterior, isto porque os primeiros classificados dos campeonatos regionais já garantem o acesso à Taça de Portugal através da sua presença no Campeonato de Portugal, ao qual são promovidos. As equipas de reservas (como as equipas B) que participem em alguns destes campeonatos não podem participar na Taça de Portugal. Criada na época 1938–39, sucedendo ao Campeonato de Portugal (1921–1938), a Taça de Portugal teve como 1º vencedor a Académica. O Benfica é o maior campeão da prova, com 26 troféus conquistados. É disputada segundo o sistema de eliminatórias a uma mão (com sorteio do clube visitado), com excepção das meias-finais que se disputam a duas mãos. A final geralmente tem lugar no Estádio Nacional.

Destaque para os chamados tomba gigantes desta 3.ª eliminatória, da Prova Rainha do calendário do Futebol Português, que é a Taça de Portugal, que são o Sporting Espinho (Campeonato de Portugal), que afastou o Académico da (Liga 2); o Vilar Formoso (D), que afastou o Coimbrões do (Campeonato de Portugal); o Cova da Piedade da (Liga 2), que afastou o Portimonense da (I Liga); Lusitano de Vildemoinhos do (Campeonato de Portugal9; que afastou o CD Nacional da Madeira da ( I Liga); Silves (D), que afastou o Chaves Satélite do (Campeonato de Portugal). Estas os tomba gigantes de mais uma eliminatória da Taça de Portugal da época de 2018/19. É assim o futebol, sempre com surpresas.

Autor: Mário da Silva Jesus, 65 anos, reformado

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.