Linha direta

José Miguel Machado
José Miguel Machado Redação

Chegou 'a' jornada!

Com o nosso campeonato a caminhar a passos apressados para o final, a jornada que se inicia esta sexta-feira pode muito bem vir a ter um peso decisivo nas contas finais. Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga, todos eles têm compromissos de grau de dificuldade elevado e o que vier a acontecer nos próximos dias vai ajudar, obrigatoriamente, à definição dos quatro primeiros.

Aliás, se olharmos para o que aconteceu na 1ª volta, foi exatamente quando se registaram estes encontros, na jornada 14, que se começou a desenhar verdadeiramente a luta pelo título. Aí, no dia 23 de dezembro, o FC Porto começou por vencer o Rio Ave, seguiu-se o atropelo do Benfica ao Sp. Braga na Luz e acabou com o triunfo do V. Guimarães frente ao Sporting. Os dragões mostravam força e as águias deram uma prova de vida. Ao contrário, o Sp. Braga e o Sporting atrasaram-se (talvez irremediavelmente) na luta pelo título. Tudo no mesmo dia.

Desta vez, a jornada vai prolongar-se por três dias, mas o efeito não andará longe do registado naquele dia em dezembro. Nenhum dos intervenientes vai assumir o caráter decisivo da ronda, mas todos sabem (e sentem) que tudo se poderá definir. E será em Braga que vão estar colocados os olhares. Se o Benfica passar, o campeonato dificilmente lhe irá fugir, com todo o respeito que Portimonense, Rio Ave e Santa Clara nos merecem. Por outro lado, o FC Porto ganhar em Vila do Conde e assumir a liderança isolada na Liga, com apenas três jornadas para jogar, deverá ser sinónimo de bicampeonato. Mesmo com um clássico contra o Sporting para disputar sobre a linha de meta.

Sobre a luta pelo 3º lugar, onde os leões levam vantagem, resta dizer que o Sp. Braga, a quatro jornadas do fim, continua sem provar que, apesar da luta que vai dando, tem capacidade para mais. Um dos momentos mais duros da época aconteceu na Luz, com uma pesada derrota por 6-2. Vingar essa goleada com um triunfo sobre o Benfica nesta jornada não vai salvar a época, mas vai manter, pelo menos, os arsenalistas com esperanças de terminar no pódio. E o Sporting ainda vai ao Dragão…

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais