Dragão sonha na Champions e corre atrás do prejuízo na Liga

António Mendes
António Mendes Redação

Da euforia à nova realidade

O FC Porto não ganhou ‘só’ o jogo com a Roma. O FC Porto não aumentou ‘só’ em mais 10,5 milhões de euros a sua conta bancária de novo euromilionário da UEFA. O FC Porto não recuperou apenas da derrota frente ao grande rival Benfica.

O FC Porto parecia uma equipa nova quando explodiu de alegria no final de um trepidante e emocionante confronto com um dos poderosos de Itália e isso foi logo aproveitado pelo treinador. "Agora temos o Feirense já no domingo e queremos o primeiro lugar da Liga", disse Sérgio Conceição, virando já agulha da euforia para a nova e dura realidade que a equipa terá que enfrentar nas últimas 10 jornadas do campeonato.

Os dragões estão numa condição nova: vão ter de correr atrás do prejuízo que resultou com aquele desaire com o Benfica. E para ainda poderem alimentar o sonho de revalidação do título vão precisar em dose dupla de tudo o que os fez virar a eliminatória com a Roma: ainda mais raça, muito mais pressão com e sem bola e um controle emocional acima da média.

A única questão que fica no ar é como a equipa perdeu alguns destes predicados no confronto com os encarnados. Claro que houve mérito do Benfica na forma como ganhou no Dragão, mas também houve tiros nos próprios pés que mostraram um FC Porto estranhamente dócil perante a sua presa favorita.

E o jogo com a Roma só provou grande parte disso. Com novas opções, como Danilo e Soares, o FC Porto foi a equipa mais agressiva e madura que era essencial para encostar os italianos às cordas, ao ponto de haver já alguma frustração pelo facto da eliminatória da Champions só ter sido decidida no prolongamento e com um penálti bem indicado pelo VAR.

Se havia que recuperar alguma coisa, isso é o que fica: o dragão, assim de repente, voltou a estar confiante para as batalhas que se seguem e até abriu uma janela de oportunidade para sonhar numa Champions já sem alguns dos denominados tubarões na prova de que o futebol, mesmo no seu mais alto nível, ainda consegue ser fiel à sua essência: nem sempre ganham os mais poderosos financeiramente!

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais