Qual é o problema?

Brexit e Premier League

1. Quais as consequências do Brexit na mais poderosa liga do mundo: A Premier League?

A livre circulação de pessoas que vigora na UE permite que os atletas Europeus exerçam a sua actividade desportiva em países pertencentes à União sem necessidade de obterem, previamente, vistos/autorizações de residência – ao contrário do que sucede com os extra-comunitários que estão obrigados a obter tais vistos, assim como a realizarem alguns jogos pelas respectivas Selecções para que possam ser inscritos.

A verdade é que com a saída do Reino Unido da UE, muitos jogadores comunitários passarão a ser tratados como extra-comunitários, o que significa que, tendo em consideração as regras internas daquele país, os mesmos só poderão ser inscritos na Premier League caso tenham jogado entre 30% a 75% dos jogos da sua Selecção nos últimos dois anos – consoante a posição da respectiva Selecção no Ranking da FIFA.

Assim e tendo por base o acima exposto Cédric Soares e José Fonte não poderiam jogar na Premier League.

2. E quais as do Brexit nas demais Ligas Europeias?

A verdade é que as limitações serão enormes e as consequências financeiras para os clubes da Premier Laegue inqualificáveis – tanto a nível de contratações como a nível dos Direitos Televisivos associados ao jogos de futebol.

E o mesmo se passará do outro lado, ou seja, também irão existir mudanças no que respeita à contratação de jogadores britânicos por clubes Europeus, uma vez que também aqueles passarão a ser vistos como extra-comunitários estando, assim, sujeitos às regras inerentes à contratação de "trabalhadores"/"jogadores" estrangeiros de cada um dos países europeus.

As pressões sobre o Governo Britânico são mais do que muitas, todas no sentido de ser criado um "estatuto especial" para todos os jogadores Europeus… contudo, o futuro permanece incerto e os Clubes continuam preocupados com as potenciais novas regras que se irão aplicar ao "novo" mercado de transferências.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.