Qual é o problema?

O papel dos adeptos

1. Qual o papel do adepto?

Ultimamente temo-nos deparado com notícias sobre adeptos que têm manifestado o seu descontentamento, seja pelos resultados desportivos ou pela forma como o seu clube tem sido gerido. Será tal conduta incomum? Atentando ao papel que a UEFA confere ao adepto, vemos que é encarado como essencial ao espectáculo desportivo, daí que tenha sido criada a FSE (Associação de Adeptos Europeus). Com esta associação, a UEFA reconheceu a importância dos adeptos, tirando-os da plateia e fazendo-os tomar o seu devido lugar de vivência desportiva. A nível de cada país, podemos encontrar um pouco de tudo, como os trusts ingleses, as associações de adeptos alemãs ou mesmo a FASFE (Federación de Accionistas y Socios del Fútbol Español). Aos adeptos é reconhecido o direito de participarem na vida decisória dos seus clubes, sendo que, em muitos casos (exemplo do Sporting Gijon), acabam mesmo por ser a rede que os segura perante a queda.

2. O caso português

Em Portugal a proteção existente não é muito divulgada, não havendo um reconhecimento especial para os adeptos, sendo encarados como meros consumidores de um espectáculo desportivo. Pouco lhes é transmitido acerca da vida do clube ou associação desportiva que apoiam, exceção no caso dos sócios, a quem é dado o direito de participar em assembleias gerais e eleições. Contudo, contrariamente ao que se possa pensar, estão previstos e existem mecanismos de apoio e conexão aos adeptos, a nível da UEFA, que têm de ser cumpridos. A título de exemplo veja-se o art. 35º do Regulamento de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro desta instituição que estipula a obrigatoriedade de existência de um Oficial de Ligação aos Adeptos em cada clube, que tem como missão criar exactamente uma ponte de comunicação entre os clubes e a sua massa adepta, sendo também uma forma dos apoiantes se sentirem parte da estrutura.

Autora: Soraia Quarenta, associada nº 183 www.apdd.pt

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.