Qual é o problema?

Os intermediários

1. O que é um intermediário?

Intermediário é a atual denominação dos anteriores agentes de jogadores, sendo a pessoa ou empresa que, mediante uma remuneração, ou mesmo gratuitamente, representa um jogador ou um clube em negociações, com vista a celebrar um contrato de trabalho desportivo ou uma transferência. Apesar do regulamento de intermediários apenas falar de jogadores e clubes, a figura, hoje em dia, estende-se igualmente a treinadores. O vínculo entre o intermediário e o seu representado é efetivado por um contrato de prestação de serviços e, na negociação de um contrato de trabalho ou transferência, o intermediário apenas pode representar uma das partes (jogador ou clube).

2. O que é necessário para ser um intermediário?

Com a entrada em vigor do Regulamento de Intermediários, em 2015, houve uma significativa desburocratização da profissão, que antes exigia formação e a qualificação em exames. Atualmente, para ser um intermediário, basta que a pessoa ou empresa requeira o seu registo junto da FPF, apenas tendo de o fazer antes de formalizar o negócio que advenha da sua representação.

Na prática, o registo consiste na entrega de vários documentos, destacando-se a obrigatoriedade de entrega de declaração de honra em como não tem ligações a instituições de relevância no futebol (FIFA, por exemplo), registo criminal, declaração em como não se encontra em situação de insolvência e declaração de inexistência de dívidas contributivas. Caso se verifiquem estes requisitos, então o intermediário estará apto a participar nos negócios que envolvem movimentações relativas a jogadores
e clubes.


Soraia Quarenta
Associado n.º 183
www.apdd.pt

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.