Testámos a versão Beta do novo F1 24: de pé a fundo no acelerador e a pisar os corretores!

• Foto: EA Sports

A pouco mais de uma semana do lançamento global (31 de maio) - 6 dias se estivermos a falar do acesso antecipado (28 de maio), via F1 24 Champions Edition -, o novo EA SPORTS F1 24 entrou a toda a velocidade pela nossa casa para um pequeno test-drive. Como gosta de estar sempre em cima dos últimos acontecimentos no mundo dos esports, a equipa do Record Gaming foi espreitar tudo o que a Codemasters, juntamente com a EA SPORTS, andou a preparar para os amantes dos monolugares mais velozes do mundo do automobilismo no mais recente jogo da franquia F1.

Não podemos negar que a expectativa era enorme para este caso em particular, então foi com alguma rapidez que nos colocámos em frente ao computador para testar todas as novidades que o novo EA SPORTS F1 24 nos reserva para este ano. Entre os modos disponíveis nesta versão disponibilizada pela EA SPORTS e pela Codemasters para os criadores de conteúdos e comunicação social especializada na área do gaming, escolhemos aprofundar a experiência naquele que mais nos suscita interesse: o Modo Carreira. E devemos confessar que não perdemos a oportunidade de dar início à nossa história enquanto jovem piloto aspirante a campeão mundial da Fórmula 1 da maneira que acreditamos ser a correta: vai soar um pouco redundante mas... pelo princípio! Começámos desde logo por criar o nosso personagem de raiz - confessamos que não estivemos propriamente focados em todos os detalhes das feições do rosto, apenas procurámos um personagem pré-definido que melhor se encaixasse no perfil do autor deste artigo. Depois de lhe darmos um nome, atribuirmos um número para o carro (o 19, já agora) e especificarmos a sua nacionalidade, demos asas à criatividade e colorimos o nosso capacete. A verdade é que não procurámos arriscar muito, apenas tentámos colori-lo de forma a ficar minimamente parecido com o mítico capacete de Ayrton Senna que, tal como da nossa parte, também terá direito a homenagem da McLaren no Grande Prémio do Mónaco, que se realiza este fim de semana no mítico circuito de Montecarlo. Antes de escolhermos a academia pela qual gostaríamos de estar associados durante a nossa jornada enquanto jovem piloto, tivemos ainda tempo para escolher a nossa frase em caso de vitória: "Woohoo, yes!" (pode parecer pouco exuberante ou festiva, mas acreditem que no calor do momento acabou por ser exatamente como idealizámos!).

PUB
Testámos a versão Beta do novo F1 24: de pé a fundo no acelerador e a pisar os corretores!

Antes de saltarmos logo para a nossa primeira experiência ao volante de um F2, foi-nos pedido para escolhermos a equipa que gostaríamos de representar e o companheiro de equipa, entre os dois disponíveis no momento, que queríamos ter do nosso lado a lutar por vitórias. Como simpatizamos com a PREMA Racing e estivemos atentos ao campeonato que fizeram no ano passado (terminaram o Mundial de construtores na 2.ª posição, atrás da ART Grand Prix), optámos por correr por esta equipa e escolher o talentoso Oliver Bearman, que já teve a oportunidade de brilhar ao volante de um Ferrari, para nos acompanhar nesta jornada desafiante.

PUB
Testámos a versão Beta do novo F1 24: de pé a fundo no acelerador e a pisar os corretores!

Sakhir, Bahrain: é aqui que a nossa história começa

Não podíamos pedir melhor forma de começar a nossa história na Fórmula 2 senão arrancar a temporada no Circuito Internacional do Bahrain, pista com um total de 3.36 quilómetros e com vários pontos de ultrapassagem para nos proporcionar todas as oportunidades (caso necessitássemos) para ultrapassarmos os nossos oponentes. A verdade é que a nossa sessão de qualificação foi de excelência, uma vez que conseguimos garantir a pole position para a primeira corrida do ano. Ufa! Com o 1.º lugar da grelha de partida assegurado, sabíamos que teríamos de largar muito bem na corrida para assumirmos desde cedo a liderança e colocarmos pressão sobre os nossos oponentes mais diretos. O momento da verdade chegou e nós passámos com distinção! O arranque foi perfeito e conquistámos uma vantagem importante logo nas primeiras curvas do circuito qatari, onde deu para tirar as nossas primeiras impressões ao revigorado sistema de condução e manuseamento do carro no F1 24.

Apesar de não termos tido a possibilidade de testar o jogo com um volante e pedais, conseguimos, ainda assim, captar as sensações que os amantes da franquia F1 estão a poucos dias de sentir na pele. Existe uma grande sensibilidade em torno do volante, desde o virar para uma simples curva ao tentar ao máximo 'agarrar' o carro quando este decide fugir de traseira após pisarmos a relva ou até mesmo a gravilha - preparem-se, pois precisarão de jogo de ter jogo de mãos. Como talento deste lado não falta (ele nem existe), não tivemos problemas de maior quanto ao equilíbrio do carro. Ainda assim, devemos alertar ainda para a importância do 'setup' que decidem para o carro no início de cada corrida. Conhecer o circuito que têm pela frente é meio caminho andado para fazerem a escolha certa na garagem. Portanto, tratem de não ir 'às cegas' para o asfalto.

PUB

Voltando à nossa primeira corrida e ao desempenho de excelência que demonstrámos, temos a dizer-vos que alcançámos a nossa primeira vitória com alguma tranquilidade. Mais do que estávamos certamente à espera no início de tudo isto.

Testámos a versão Beta do novo F1 24: de pé a fundo no acelerador e a pisar os corretores!

Objetivos durante a corrida

PUB

Uma das novidades que já tínhamos abordado durante os nossos artigos de análise ao novo F1 24 e que tivemos a oportunidade de experimentar em corrida foi o facto de termos objetivos que nos são propostos e exigidos pelo nosso engenheiro durante uma determinada prova, como podem observar no vídeo acima ao minuto 16:37. Por norma, num nível mais principiante (como é o nosso caso), os objetivos pedidos são facilmente atingíveis, com o tempo por volta exigido a ficar abaixo da nossa melhor volta. Contudo, um pequeno deslize e... complicamos tudo!

Em suma, podemos afirmar que nos divertimos 'à brava' e que muito provavelmente vamos avançar com uma série do Modo Carreira. Utilizem a secção de comentários abaixo para nos dizerem se gostavam que o Record Gaming continuasse com este conteúdo.

PUB

Especificações do computador utilizado para fazer o teste da versão Beta do F1 24:

Processador: i5-12400F, 2.50GHz

RAM: 32 GB

PUB

Placa gráfica: NVIDIA RTX 4070

Por Sérgio Magalhães
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Record Gaming Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB