Betclic Apogee faz história no Mundo do gaming

É a primeira equipa de eSports do Mundo a ter certificação 'carbon neutral'

A carregar o vídeo ...
BETCLIC APOGEE faz história

A BETCLIC APOGEE tornou-se na primeira equipa de Esports do mundo com certificação de emissões zero de carbono. As preocupações desta formação de FIFA com a sustentabilidade do planeta estiveram na base de um rigoroso processo científico concluído com sucesso. Um projeto que está em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas e que não vai ficar por aqui, já que os créditos de carbono vão ser aplicados em projetos inovadores de regeneração.

É um feito histórico sem paralelo: a BETCLIC APOGEE foi hoje confirmada como a primeira equipa de Esports do mundo com certificação de emissões zero de carbono (Carbon Neutral). Este selo de sustentabilidade ambiental é assinado por uma entidade independente com sede nos Países Baixos -  a ZEROCertified.

Gonçalo Brandeiro, o CEO da equipa, não esconde a sua satisfação com este reconhecimento. "Este marco é o primeiro passo para a concretização de um sonho que temos para a indústria dos Esports – a neutralidade carbónica. É um enorme orgulho começar esta transformação global com a BETCLIC APOGEE", explica o líder da formação que nasceu em Portugal e que é hoje uma referência internacional de FIFA – contando com 21 atletas de três países. Todo este processo levou a uma "nova tomada de consciência da equipa em relação às escolhas presentes e futuras no que toca à energia e mobilidade", explica Brandeiro.

O processo de certificação passou por um rigoroso crivo científico, sob a direção dos especialistas da Zero Waste Lab – uma associação sem fins lucrativos, empenhada na criação de comportamentos sociais mais amigos do ambiente. No sentido de avaliar a pegada ecológica da equipa foi criada uma APP com uma calculadora de emissões, onde cada elemento registou a sua atividade. O resultado foi uma estimativa final de 400 toneladas de CO2 em 2022. Através deste processo foi possível não só neutralizar a pegada de CO2 como gerar um impacto positivo, através do apoio a um projeto de regeneração.

Esta certificação está em linha com seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) da Agenda 2030 das Nações Unidas: Indústria, Inovação e Infraestruturas, Comunidades e Cidades Sustentáveis, Produção e Consumo Responsáveis, Ação Climática, Vida na Terra e Parcerias para os Objetivos

Com um crescimento exponencial nos últimos anos, a indústria do gaming é hoje uma das maiores do planeta, mobilizando cerca de 3 mil milhões de utilizadores e gerando receitas superiores a 155 mil milhões de dólares. Só nos EUA a fatura da energia ultrapassa já os 5 mil milhões de dólares/ano, o que corresponde a 24 mil toneladas de emissões de CO2/ano - o equivalente ao consumo de 85 milhões de frigoríficos ou mais de 5 milhões de automóveis. Estes números ultrapassam todo o consumo anual de países como o Siri Lanka, Estónia ou Líbano.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Record Gaming

Notícias

Notícias Mais Vistas