FIFA 17: Como se decidem as notas dos jogadores?

Michael Mueller-Moehring explica todo o processo

Todos falam sobre elas mas ninguém sabe muito bem como surgem. Não estamos a falar de músicas da popular Maria Leal, mas sim das notas do simulador FIFA.

Michael Mueller-Moehring lidera 9 mil pessoas, que têm como missão reunir informação e definir as notas de todos os 18 mil jogadores presentes no jogo da EA Sports. E explicou o processo, em entrevista à ESPN.

"Temos muitas ligas neste jogo e nenhuma empresa que providencie estatísticas conseguiria todos os números de que necessitamos sobre ligas, clubes e jogadores. Por causa disso, utilizamos os nossos scouts, que depois incluem a informação que recolheram numa base de dados online onde apenas eles podem aceder", iniciou.

Tudo porque é necessária uma observação in loco dos jogadores: "Não podíamos apenas colocar estatísticas dentro do programa. As características dos jogadores não seriam fidedignas. Temos de os observar a fundo."

De resto, a magia apenas acontece depois deste trabalho: "Tudo o que sabemos sobre um jogador é o nome, data de nascimento e posição. E sobre a posição por vezes apenas sabemos que é médio e pouco mais. Só depois de visualizado o jogador e colocadas as notas nesta base de dados é que ele ganha vida. Depois de ser visto em acção."

Lado mental é determinante

E não se pense que só as corridas desenfreadas e remates acrobáticos são colocados no motor de jogo. O lado mental é cada vez mais relevante para a EA Sports.

"Se o Messi estiver a jogar na liga irlandesa, os atributos dele iriam simplesmente descer. Tudo por já não estar ao mais alto nível. Isso vem do lado mental. Queremos que os nossos dados estejam relacionados com a performance atual do jogador", defendeu.

Depois de todo o processo de análise, o scout tem ainda como missão final preencher os 300 campos obrigatória na avaliação ao jogador, mais 35 campos de atributos. Um trabalho duro mas que vale, ano após ano, um dos jogos mais rentáveis de sempre.

Por João Seixas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record Gaming

Notícias

Notícias Mais Vistas