FIFA 17: O brilho dos F Portugal Stars

Formação nacional em entrevista Record

Estão unidos há vários anos devido a uma paixão em comum – o videojogo FIFA. Formaram um clube, "encontram-se" para treinar e jogar e acreditam que esta verdadeira família ainda vai dar muitas alegrias. Hoje, no Record Gaming, apresentamos os F Portugal Stars, pela "voz" do responsável pela comunicação, Pedro Rodrigues.

1.ª Como e quando nasceram os F PortugalStars?

Os F Portugal Stars nasceram a 19 de março de 2010. Este grande projeto surgiu quando quatro amigos, que hoje em dia contemplam vinte e um anos de amizade, decidiram começar a jogar juntos este modo de jogo da franquia FIFA.

2.ª Têm elementos de Portugal e não só. Como se foram juntando?

É verdade João, estamos espalhados por várias cidades em Portugal e também na Suíça e França. Isto é possível porque não existe a necessidade nem obrigatoriadade dos membros da equipa jogarem juntos fisicamente. Alguns membros já se conheciam quando viviam em Portugal, alguns conheciam outros portugueses que jogavam fora do país. E assim se foi formando esta família.

3.ª Achas que alguém, como eu, com 35 anos, ainda tem pedalada para a malta mais nova ou esta competição é mesmo para quem é jovem?

Ao contrário da vida real, onde possivelmente estarias a pensar em terminar a tua carreira ou em te transferires para um clube da China ou dos Estados Unidos da América, aqui não existe qualquer limite de idade. Além disso é valorizada a experiência. É um tipo de competição para qualquer idade e onde todos são bem-vindos.

4.ª Como funciona um treino? Para quem não conhece eSports deve achar estranho. Cada um está na sua própria casa?

Vou te dar o nosso exemplo. Às 21:30 de domingo a quinta-feira já sabemos qual será o onze inicial do treino. Então, cada um na sua casa, entra numa aplicação criada para equipas de eSports chamada Discord, onde temos tanto canais de voz como de texto. Lá temos a nossa tática, estilo de jogo, lances de bola parada, etc. O treino é gerido pelo nosso treinador, o Celso Correia, que vai fazendo a rotatividade do plantel e dando as instruções em cada momento do treino. Além disso o Celso também é treinador de futebol de profissão, o que realmente nos ajuda a evoluir bastante.

5.ª Ou seja, pode dar-se a ironia de nunca teres estado fisicamente com alguns colegas de equipa?

Exatamente. No entanto temos promovido a união do grupo com almoços e jantares de equipa, onde podemos estar juntos e estreitar os nossos laços também fora da quatro linhas.

6.ª Como tem sido a evolução da equipa em termos de resultados? Já têm titulos no currículo?

Esta equipa é uma equipa com história. É a equipa mais antiga de Portugal ainda em atividade. Já participamos em 9 campeonatos nacionais e numa edição da Liga dos Campeões Europeus. Já conquistamos os seguintes troféus:

2 Taças de Portugal (III e V edição do Campeonato Nacional de Equipas)

Supertaça de Portugal (V edição do Campeonato Nacional de Equipas)

3.ª Division FVPA (no Campeonato Espanhol)

Outros títulos em torneios de pré-época

7.ª O que faz um bom jogador de FIFA?

Para seres um bom jogador de FIFA Pro Clubs além de boa prática e conhecimento do jogo em si, precisas de ter bastante empenho, compromisso , resiliência e acima de tudo bastante concentração e companheirismo.

8.ª Por vezes não é confuso estar a tentar gerir tanta gente sem ser de forma presencial?

Tudo se torna mais simples quando tens as características que mencionei. Depois, com a ajuda de todos e a boa orientação de um treinador e de uma boa direção, tens os ingredientes necessários para o sucesso. Tudo se torna possível e é isso o que acontece nos F PortugalStars.

9.ª Quais são os principais objetivos para o futuro. O vosso maior sonho?

O nosso principal objetivo é ganhar todas as competições onde estamos inseridos, com principal destaque para a liga, claro. Isso vai-nos permitir chegar à 1ª Divisão Nacional, onde já fomos muito felizes. Penso que o maior sonho de todos os membros desta equipa, é um dia ser jogadores profissionais assim como já acontece noutros jogos. E fazer deste modo de jogo uma profissão de sonho.

Plantel F Portugal Stars:

Diogo Figueiredo, guarda-redes, 18 anos

Mikael Francisco, guarda-redes, 24 anos

José Ribeiro, defesa, 17 anos

Thomas Militão, defesa, 25 anos

Pedro Rodrigues, defesa, 20 anos

Rui Costa, defesa e membro da direção, 26 anos

Ricardo Cruz, defesa, 18 anos

Marco Pereira, defesa, 27 anos

João Freitas, defesa, 23 anos

André Gouveia, defesa, 23 anos

David Ramos, defesa, 27 anos

Pedro Relvas, médio, 20 anos

Celso Correia, médio, treinador e fundador da equipa, 26 anos

Abraham Tello, médio e capitão de equipa, 25 anos

Brás Coelho, médio, 27 anos

Daniel Rivera, médio e membro da direção, 21 anos

Ricardo Miranda, médio, 22 anos

Rodrigo Henrique, médio, 20 anos

José Lencastre, avançado, 20 anos

Pedro Santos, Avançado, 22 anos

Hélio Jardim, avançado, 25 anos

Bruno Teixeira, avançado, 24 anos

Para acompanharem de perto esta equipa e verem o festejo oficial da formação no FIFA 17, mas realizado na vida real, sigam estes links.

O mítico festejo - https://www.facebook.com/FPortugalStars/videos/1286487028113368/ 

Página Facebook - https://www.facebook.com/FPortugalStars 

Segue o Record Gaming no Facebook - https://www.facebook.com/RecordGamingPT 

Envia as tuas questões para – joaoseixas@record.pt 

Por João Seixas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record Gaming

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.