Lisboa Games Week: Palavra às mulheres 'de armas'

Cristiana e Daniela jogam CS:GO competitivo

O Gaming e os eSports no feminino tem sido alvo de intensa análise e crescimento nos últimos tempos. Cristiana (à esquerda) e Daniela slaralaão jogadoras de CS:GO da EGN ESports e aceitaram o  desafio de abordar o tema sem palavras ‘mansas’.

Bullying online:

Daniela: "Acho que a mentalidade dos jovens hoje em dia está ainda um bocadinho atrás e não conseguem aceitar o facto de haver raparigas a jogar Counter Strike (CS). As raparigas já não estão aqui ‘para brincar com as bonecas’. Jogam e bem mas os rapazes mandam assim umas boquinhas… a mais ouvida é mesmo "vão para a cozinha que é o vosso sítio". Acho que começaram a apostar mais no CS feminino isso irá muito as mentalidades. Mas ainda irá demorar alguns aninhos, não penso que seja uma coisa de hoje para amanhã. ‘Dói mais uma morte por uma bala feminina do que por uma masculina’? Muito. Posso falar de uma experiência que tive com uma equipa com quem me cruzei, de portugueses, só porque estava a matar mais deixaram de jogar. Começaram a brincar. Isso não são mentalidades para o jogo, pessoas assim não queremos."

"Felizmente temos muita gente que nos apoia, que nos ajuda, incluindo a nossa organização, que está sempre a apoiar-nos e a divulgar. Mas isto vem de parte de outras pessoas, que não aceitam….

Cristiana: "O nosso objetivo não é haver uma divisão entre masculino e feminino mas sim haver igualdade entre nós, de forma a que possamos jogar todos em comunidade e ninguém seja menosprezado. Nenhum dos lados"

Muitas raparigas a jogar:

Daniela: "Há, mas muitas não se mostram…"

Cristiana: "Se calhar com receio destas situações evitam ter de jogar competitivamente. Mas temos muitas situações de jogos contra rapazes em que eles recusam, saem do jogo a dizer que é uma perda de tempo. Sobretudo em treinos. Somos semiprofissionais"

Ritmo de treino:

Cristiana: "Treino três, quatro vezes por semana, quase sempre por equipa."

Daniela: "Cada pessoa tem de ter o seu tempo e tem de fazer o seu treino individual. As quatro vezes por semana é mesmo em equipa, jogamos com outras equipas, experimentamos táticas, combinamos táticas…"

Por Francisco Laranjeira
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record Gaming

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.