Maior participação de sempre de entidades de ensino
O futuro da indústria dos videojogos passa pela formação de novos talentos e, em 2025, o Lisboa Games Week (LGW) assume, mais do que nunca, um papel determinante na capacitação de estudantes e jovens profissionais para o sector.
Na sua 10.ª edição, que decorre de 20 a 23 de novembro, na FIL – Parque das Nações, o evento destaca o conhecimento, a inovação e as competências digitais como pilares essenciais para impulsionar o crescimento económico e criativo desta área em Portugal.
Nesta edição, o LGW reúne a maior representação de sempre de universidades, institutos politécnicos e entidades de formação, reforçando a sua missão como ponte entre o ensino e o mercado profissional.
Marcam presença: Universidade de Lisboa (Faculdade de Belas-Artes, Ciências, Letras, Medicina e Motricidade Humana); Universidade de Aveiro; Universidade Lusíada; ISEL –Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Instituto Politécnico de Leiria; Instituto Politécnico de Portalegre; Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; Piaget Ensino Superior; Exército português; Marinha Portuguesa; IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
“O Lisboa Games Week tem no seu ADN a missão de inspirar e orientar os talentos do futuro. O envolvimento histórico das instituições de ensino nesta edição reforça a importância estratégica desta indústria no desenvolvimento académico e profissional em Portugal”, destaca a organização do evento.
Ao longo de quatro dias, professores e alunos terão acesso a uma ampla oferta de cursos, licenciaturas, mestrados e formações especializadas ligadas ao desenvolvimento de videojogos, animação, arte digital, design, programação, multimédia e muito mais. Para além da área expositiva, o evento inclui programação educativa especializada, com Talks com profissionais de referência, demonstração de projetos académicos, workshops e desafios criativos com interação tecnológica.
Também regressa ao LGW, a Liga REC – Robot Extreme Competition, destacando o ensino tecnológico e o talento académico em Portugal. Durante quatro dias, equipas de universidades, politécnicos, escolas técnicas e centros de formação vão competir com robôs construídos de raiz, demonstrando competências em engenharia, programação e inovação num ambiente de grande visibilidade e proximidade ao público.
Esta iniciativa constitui uma oportunidade única para aplicação prática de conhecimentos, estimulando competências em mecânica, eletrónica, programação, criatividade, estratégia e trabalho em equipa. Igualmente, o Serviço Educativo do LGW, que é especialmente desenvolvido para o ensino básico, secundário e profissional, promovendo novas formas de aprendizagem e incentivando os jovens a explorar carreiras em crescimento que exigem criatividade, pensamento crítico e competências tecnológicas.
Promovido pela Fundação AIP, o LGW é organizado pela Lisboa- FCE, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, de 20 a 23 de Novembro de 2025. Mais informação em: www.lisboagamesweek.fil.pt
Lançamento está previsto para 6 de fevereiro de 2026
Permite transmitir seleção de jogos PS5
Disponível a 21 de novembro de 2025
Maior participação de sempre de entidades de ensino
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas
Devy Rigaux, diretor-desportivo do clube, foi o responsável por levar o avançado para a Bélgica