Wendell Lira apresentado em Alvalade: «A minha história encaixa-se muito na do Sporting»

Antigo futebolista que conquistou o prémio Puskás em 2015 é reforço da equipa de eSports dos leões

Wendell Lira, antigo futebolista que conquistou o prémio Puskás em 2015, foi apresentado esta terça-feira como reforço da equipa de eSports do Sporting. Agradecido pela oportunidade dada pelos leões, o brasileiro, de 30 anos, confessou que sempre sonhou jogar na Europa... como futebolista profissional.

"Infelizmente, não consegui realizar esse sonho, mas agora estou aqui. A minha história encaixa-se muito na do Sporting. Tive várias lesões enquanto jogava, mas nunca achei que fosse o fim... Espero que seja só o início de uma grande jornada, quem sabe se chegamos a um título mundial", afirmou aos jornalistas em conferência de imprensa, recordando o seu caminho de jogador até ao mundo do gaming.

"Apareci no Goiás, também verde e branco como o Sporting, e aos 15/16 anos acabei por ser profissional e cheguei à seleção jovem. Durante muito tempo acreditei que o sonho se pudesse realizar, mas tive muitas lesões e tive de encerrar a carreira precocemente, aos 27 anos".

Recorde-se que Lira deixou o futebol em 2016, a contas com uma grave lesão, dedicando-se a tempo inteiro ao Gaming e apostando forte na carreira como profissional de FIFA e YouTuber. Agora fixa-se no Sporting: assinou contrato válido por uma época (com mais uma de opção) e já irá envergar a camisola dos leões no FPF XL Challenge, torneio organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, que terá lugar no Altice Arena, de 15 a 17 de novembro.

"Sempre tive uma paixão muito grande pelos videojogos. Com 27 anos, comecei a pensar no futuro. Passei cinco, seis anos da minha vida a rodar em clubes com muitas dificuldades. Quando apareceu a oportunidade de ter uma vida mais confortável e junto da minha família, não pensei duas vezes", explicou.

O golo que apontou ao serviço do Goianésia, do campeonato goiano do Brasil, permitiu a Wendell Lira aparecer entre os grandes nomes do futebol mundial, derrotando, entre outros, o 'astro' argentino Lionel Messi na corrida ao prémio Puskas, em 2015.

"Foi um golo mágico. Um momento de pura criatividade, ao estilo brasileiro de criar na hora. Nunca pensei que aquele golo pudesse tomar as proporções que tomou. Ainda não consegui fazer um golo igual no [videojogo] FIFA", afirmou, entre risos.

As histórias de superação que o Sporting bem conhece

Ao lado do brasileiro na apresentação esteve Miguel Albuquerque, diretor geral das modalidades do Sporting, que sublinhou a mais-valia de Lira no projeto de eSports do Sporting.

"É um dos melhores jogadores do Brasil do jogo FIFA. A associação do Wendell ao Sporting é fundamental. Wendell encaixa neste clube num ponto muito importante: tem uma história de vida de superação. Ao longo da carreira desportiva tentou jogar futebol profissional e não conseguia pelas suas lesões mas nunca desistiu. O Sporting tem muitas histórias destas: Madjer, Jorge Fonseca.. com grandes histórias de superação".

"Os eSports são uma aposta que assenta na valorização da marca Sporting, no projeto sustentável e na chegada a uma geração que todos denominamos como a geração Z, em que os jovens estão mais afastados do que deveriam do desporto. Esta aposta do Sporting não nos pode dissociar da prática desportiva", realçou.

Miguel Albuquerque considerou a contratação de Wendell Lira como uma "grande evolução" na modalidade, criada pelo clube em 2016 e que tem vindo a crescer de forma exponencial.

"Este é um projeto muito importante para nós, que nos leva a uma geração completamente diferente. É um desporto que atrai muito do ponto de vista comercial e do mediatismo. Se dissessem, há uns anos, que o Altice Arena estaria cheio para um evento de videojogos, provavelmente, ninguém acreditaria", sublinhou.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Gaming

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.