Comité Olímpico Internacional e Arábia Saudita cancelam parceria para Jogos de esports

Deviam acontecer este ano em Riade

Bandeira com anéis olímpicos
Bandeira com anéis olímpicos • Foto: IOC/Twitter

O Comité Olímpico Internacional (COI) e a Arábia Saudita cancelaram o seu acordo, que tinha a duração de 12 anos, para a organização dos primeiros Jogos Olímpicos de jogos eletrónicos (esports).

"Ambos concordaram mutuamente terminar a sua cooperação para os Jogos Olímpicos de esports. Ao mesmo tempo, as duas partes estão comprometidas em perseguir as suas ambições nos esports, mas em caminhos diferentes", lê-se num comunicado do COI.

O organismo garante que "vai desenvolver uma nova abordagem para os Jogos Olímpicos de esports" e tentar "encontrar um novo modelo de parceria" para o evento.

"Esta abordagem será uma oportunidade para adequar melhor os Jogos Olímpicos de esports às ambições a longo prazo do Movimento Olímpico e alargar mais as oportunidades apresentadas pelos Jogos Olímpicos de esports, com o objetivo de ter os Jogos inaugurais o mais cedo possível", refere o COI.

A parceria entre o COI e a Arábia Saudita foi assinada após os Jogos Olímpicos Paris'2024, ainda pelo anterior presidente, o alemão Thomas Bach, posteriormente substituído pela zimbabueana Kirsty Coventry.

Os primeiros Jogos Olímpicos de jogos eletrónicos deviam acontecer este ano em Riade, mas já tinham sido adiados para 2027.

Por Lusa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de e-Sports

Futebolista português exige indemnização por uso "abusivo" da imagem nos videojogos FIFA

A ação deu entrada no Tribunal de Braga, que em setembro de 2021 se julgou "incompetente internacionalmente" para a apreciar e julgar. O futebolista recorreu para a Relação, que confirmou a decisão da primeira instância, e depois para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que lhe deu razão, determinando o prosseguimento do processo.

Notícias
Notícias Mais Vistas