Armando Aldegalega: a coragem de provar que o tempo não tem razão
Desafia todas as probabilidades e costumes. Com 85 anos, treina seis dias por semana, porque se sente capaz e para sua satisfação e bem-estar

Aos 85 anos, cumpridos na passada quarta-feira, Armando Aldegalega continua com um ritmo invejável: treina seis dias por semana e não pensa em parar tão cedo. Com a sua passada curta, mas veloz, e um dia depois de ter sido um dos participantes na Corrida Sporting 2022, o ex-atleta português esteve à conversa com Record e deixou conselhos a quem vai estar presente na São Silvestre El Corte Inglés, para além de ter lembrado algumas memórias da sua longa carreira.
O facto de a São Silvestre El Corte Inglés ser no último dia do ano pode servir como ‘pontapé de saída’ para as pessoas mudarem os seus hábitos em 2023, aponta Armando Aldegalega, deixando um conselho que demonstra a vitalidade e lucidez deste ‘jovem’ de 85 anos: “É como costumamos dizer: ‘Ano novo, vida nova’. Acho que sim, mas é preciso lembrarem-se que a vida continua e que é o cérebro que controla tudo. Ponham-no a trabalhar!”
Fundista de uma vida, com episódios e conquistas várias, alguma das quais - não cabiam todas! - passadas em revista na entrevista que se segue, assume uma paixão antiga, que não conseguiu concretizar: o futebol. “Foi quando era mais miúdo. Pensei que podia jogar futebol, mas tinha um grande problema que os daquela idade já não tinham: era muito baixinho e eles escolhiam os mais altos. Ainda fiz uns torneios em Setúbal, mas acabou por não dar em nada. Gosto muito de futebol. Antigamente ia sempre ao Estádio de Alvalade ver os jogos do Sporting. Agora, vejo em casa porque é mais conveniente, até por causa do frio e da vista. Vou acompanhar o Mundial e esperar que Portugal faça um bom resultado!”, rematou, certeiro, aquele que desafia diariamente o tempo e a idade.
E a vontade e o desejo de prosseguir este caminho, ‘enquanto houver estrada para andar’, não deixa sequer espaço para equacionar parar, por um momento que seja. “Eu acho que é muito útil continuar a conviver com esta juventude e estar neste ambiente do atletismo, treinar e acordar sempre com vontade de correr. Enquanto as pernas me ajudarem, não vou parar”, afiança, convicto, Armando Aldegalega na entrevista que nos concedeu- pouco depois de ter participado na Corrida Sporting 2022.
Para ler nas páginas que se seguem e (tentar) acompanhar nas passadas que se avizinham - na São São Silvestre El Corte Inglés ou qualquer outra prova. O importante é não parar.