Record

Louzantrail: Nos trilhos da Serra da Lousã

Região centro volta a receber centenas de atletas de trail e caminhantes a 27 de janeiro

• Foto: Matias Novo - Fotografias © | Organização
No próximo fim de semana realiza-se a edição de 2019 do Louzantrail. Esta competição de trail running costuma acontecer no verão mas, desta vez, será em janeiro – isto porque Portugal recebe o Campeonato do Mundo de Trail Running em junho (será em Miranda do Corvo, entre 6 e 9 desse mês) –, o que obriga a mudanças.

"Por motivos de segurança, encurtámos a prova Ultra de 50 para 43 km", conta Hugo Rodrigues, um dos responsáveis pela organização do evento. Os dias mais curtos de inverno motivam a alteração. "Uma pessoa normal pode demorar 10 horas a completar a prova de 50 km, o que em janeiro significaria terminar já de noite. Estando na serra, havia o perigo de alguém se perder", justifica.

Pelo mesmo motivo, a prova de 43 km e 3.000 metros de desnível começa logo às 8 horas. A estimativa de Hugo é de que os primeiros cheguem à meta por volta das 12h30. "Um atleta de topo pode demorar 4h25 a chegar ao fim", acrescenta. Hugo recorda que a última pessoa a terminar a prova de 2018 demorou quase 12 horas. "Chegou cinco minutos antes de levantarmos a meta, mas foi o primeiro a inscrever-se para a prova deste ano", revela.

A prova Longo, de 29 km e 2.000 metros de desnível começa às 9 horas enquanto a Curta, de 16 km e 1.260 metros de desnível, arranca às 9h20. Há ainda uma caminhada de 10 km marcada para as 8 horas.

O trail é descrito como uma corrida pela Natureza que pode ter como cenário serras, montanhas e planícies, mas também caminhos florestais e trilhos. Deve ser realizado em percursos predefinidos e balizados com marcações.

No caso do Louzantrail, os atletas terão a oportunidade de descobrir as paisagens e locais icónicos da Serra da Lousã, como o Mirante, o Terreiro das Bruxas, as Grutas da Nossa Senhora da Piedade, o Castelo de Arouce, as Aldeias do Xisto e a vista magnífica do ponto mais alto da serra, o Trevim.

A primeira edição do Louzantrail aconteceu em 2000, ainda a prova era designada de Atletismo de Montanha e chamava-se Enduro Serra da Lousã. Repetiu-se nesses moldes mais um ano, em 2001, antes de entrar num longo interregno interrompido apenas em 2013. Desde então, não voltou a haver um ano em que os trilhos da Serra da Lousã não fossem percorridos por atletas de trail running.

Onde fazer

SERRA DA LOUSÃ
A festa do trail começa no sábado, dia 26, com a prova Rapozinhos, para jovens dos 8 aos 14 anos. Já a mítica competição de trail realiza-se no domingo, 27, com provas em três distâncias: 43 km, 29 km e 16 km. A qualidade dos trilhos e da oferta turística local são as apostas da organização para uma prova que tem vindo a receber cada vez mais atenção e procura por parte de atletas estrangeiros. Já os curiosos e não atletas poderão descobrir os trilhos da serra numa caminhada de 10 km, no dia 27.

Louzantrail
Louzanpark, Cacilhas, Lousã || 913 021 097 || http://louzantrail.com || 26 e 27 de Janeiro || Entre €12 e €45
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record mais

Notícias