Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Motores: Toyota Corolla regressa em 2019

Modelo do segmento C é construído a partir de nova plataforma e não conta com motores diesel

A Toyota redefiniu estratégias para o modelo que vai discutir posições no segmento C (familiares compactos) e decidiu abandonar a designação Auris, adotada em 2010. A partir do próximo ano está de regresso a nível mundial o... Corolla, identificação histórica na marca japonesa e responsável por uma carreira de grande sucesso.

Este retorno a nível global não fica confinado à lógica de marketing (o fim da designação Auris), antes representa a forma como a Toyota pretende marcar posição numa categoria de automóveis crucial em mercados como o europeu. O novo Corolla vai estar disponível em três configurações distintas de carroçaria e estreia plataforma comum – TGNA, Nova Arquitetura Global da Toyota.

O caminho do novo Corolla tem igualmente um traço distintivo e que acaba por não surpreender face às políticas seguidas pela Toyota nos últimos anos. Falamos das motorizações e do facto de o diesel deixar de estar disponível. A partir desta nova geração, só há versões a gasolina ou versões híbridas. No caso do motor gasolina, a Toyota optou por unidade 1.2 litros com 116 cv de potência.

Quando à opção híbrida (aliança entre bloco a gasolina e motor elétrico), presente em outros modelos da marca e praticamente omnipresente na Lexus, o construtor nipónico decidiu refinar o existente 1.8l (122 cv) e acrescentar um novo 2.0l com 180 cv – uma proposta única no segmento C.

O novo Corolla apresenta-se oficialmente no salão de Paris deste ano (início a 4 de outubro), e entre os três tipos de carroçaria, o destaque vai para a versão ‘Touring Sports’. Desenhada em território europeu, a nova carrinha Corolla não é apenas uma variante do 5 portas (‘hatchback’). Antes assume uma identidade própria, beneficiando das potencialidades da já referida nova plataforma para apresentar trunfos como o espaço interior ou qualidades dinâmicas – as baterias do sistema híbrido estão colocadas sob os assentos traseiros, garantindo assim baixo centro de gravidade.

Trunfos tecnológicos

O Corolla chega com nova suspensão traseira ‘multilink’ e pode ser equipado com sistema variável – ‘Adaptative Variable Suspension’. A incorporação de tecnologia inclui mimos como o ‘head-up display’, sistema de som ‘premium’ da JBL, carregamento de telemóvel por indução e renovado sistema de entretenimento, informação e navegação. A personalização também não foi esquecida e a Toyota tem disponível, logo a partir do lançamento, opções de carroçaria ‘bi-tom’ que associam a cor escolhida ao tejadilho e pilares em preto.
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record mais

Notícias
M M