Stéphane Peterhansel: «Não me vejo como um herói»

'Senhor Dakar' esteve em Portugal e concedeu uma entrevista exclusiva a Record

• Foto: Nuno Veiga

O ‘Senhor Dakar’ esteve recentemente em Portugal para correr a "melhor Baja da Europa" e falou a Record sobre a sua carreira, os planos para o futuro e também sobre os portugueses. Vencer o 14.º Dakar é o objetivo que se segue...

RECORD - É conhecido como o ‘Mister Dakar’. Quando foi a primeira vez que ouviu esta expressão e o que sente por ter esta alcunha?

STÉPHANE PETERHANSEL - Creio que foi um amigo meu, o Óscar Lanza, que é empresário de vários pilotos. Ele tinha ligações à Mini quando eu lá conduzia e, nessa altura, começou a utilizar a alcunha ‘Mister Dakar’. Depois disso, as pessoas começaram a ficar com a expressão e passou a ser a minha alcunha. É bom, claro, porque é um termo bastante simples. A minha vida anda em torno do Dakar, com muitas vitórias ao longo de toda a minha carreira. ‘Mister Dakar’ é bom, é simples.

R - O Stéphane é quase um monumento na história do Dakar. Sente isso?

SP - Não, não… ‘Mister Dakar’ já chega. Mas quando as pessoas me abordam e dizem-me ‘és o meu herói’, ‘és o rei’, é diferente. Não estou a correr para ser um herói, estou apenas a correr porque esta é a minha paixão. Se me dizem que sou o melhor, para mim não é o importante. Apenas estou a tentar competir pela paixão que tenho.

R - Quando sentiu essa paixão pela velocidade?

SP - O meu pai era piloto, ainda que não fpsse profissional. Fez alguns ralis e depois mudou para as motos. Herdei a paixão pelo desporto motorizado através dele. Depois fiquei com o bichinho pelo Dakar quando tinha uns 20 anos e vi na televisão um vídeo da prova. Pensei para mim: ‘Esta prova parece-me muito interessante’. Aquelas paisagens lindas, fantásticas dunas, os pilotos a dar tudo pelo deserto... Pensei que queria fazer aquilo! Seguia o Dakar pela televisão e tornou-se um sonho participar.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record mais

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.