A importância do preparador físico no desporto de alto rendimento

A coluna do Dr. Thiago Melo do Espirito Santo

O treino físico no desporto é uma das áreas de maior importância dentro de uma equipa desportiva, ela é o que dá sustentação para execução da modalidade desportiva.

O preparador físico tem papel fundamental em qualquer desporto de alto rendimento, direcionando os treinos físicos, avaliações corporais e avaliações de desempenho, e principalmente individualizando a cada atleta em si. Além disso, é o responsável por controlar os recursos utilizados que podem ser os mais variados para tirar e medir os valores fisiológicos do atleta que envolvem e mudam todo o resultado de cada modalidade.

Quando falamos de triatlo, a situação é um pouco mais delicada, pois temos além das três modalidades básicas (natação, ciclismo e corrida), o fortalecimento muscular necessário (musculação) e exercícios específicos de estimulação de grupo (funcionais), necessitando mais ainda da presença constante de um profissional junto ao atleta

De acordo com o triatleta profissional e coach da MF Racing, Marcus Fernandes, O acompanhamento é muito muito importante.

Primeiro começando por uma avaliação médica correta e completa e por fim a liberação do atleta para a atividade física.

No início da atividade faz-se uma avaliação e define-se algumas metas para deixar o paciente ou aluno motivado e se desafiar para conseguir melhores resultados.

O papel do Educador físico é de orientar da melhor forma possível, na execução dos movimentos e o orientar para executar tudo da melhor forma possível.

Ainda de acordo com Marcus Fernandes, além da parte motora o que se vê como grande diferencial de alguns é a motivação, pois com um profissional ao seu lado, acaba criando uma "obrigação", e uma melhor constância nas atividades e por conseguinte, o resultado.

Além do resultado, a presença do profissional próximo ao aluno, permite que o mesmo desenvolva suas atividades com menor risco de lesões, causando menos abandono ao desporto e menos frustrações.

Então a dica é, sempre ao escolher seu desporto, procure orientação qualificada, esta com certeza será o ponto chave para a sua manutenção no desporto.

Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record Running

Notícias