Abrha Milaw e Gelete Burka vencem Maratona de Paris

Etíopes brilharam numa maratona com cerca de 50 mil corredores

Os etíopes Abrha Milaw e Gelete Burka venceram este domingo a 43.ª edição da Maratona de Paris, uma emblemática prova do calendário europeu que reuniu cerca de 50 mil corredores nas ruas da capital francesa, que tem a particularidade de contar com partidas separadas entre a elite masculina e feminina (as senhoras partiram 16:39 minutos antes dos homens).

Ora, essa vantagem acabou por ser suficiente para a mais rápida das mulheres assumir todo o protagonismo, já que Gelete Burka conseguiu aproveitar esse handicap para ser a primeira a cruzar linha de meta, com um tempo final de 2:22:47 horas, à frente das compatriotas Azmera Gebru (a 5 segundos) e Azmera Abreha (a 48 segundos). Detentora de um recorde pessoal na maratona de 2:20:45 (conseguido no Dubai, em 2018), Burka destacou-se da concorrência à entrada do último quilómetro, num ataque que definiu o desfecho da corrida feminina.

Quanto à prova masculina, a primeira nota de realce é o final do reinado de Paul Lonyangata. Grande favorito à partida, até porque tinha vencido as duas últimas edições, o queniano acabou por ser apenas terceiro, com 2:07:29 horas, sendo batido por Abrha Milaw (2:07:05) e Asefa Mengistu (2:07:25). Milaw, refira-se, venceu a quarta maratona da sua carreira, a terceira em solo francês, tendo inclusivamente melhorado o seu recorde pessoal na distância - que anteriormente estava fixado em 2:07:25.

Nota também para a performance do luso-descendente Florian Carvalho, que com um tempo final de 2:12:53 foi o terceiro melhor francês, apenas atrás do surpreendente Morhad Amdouni (2:09:14 na sua primeira maratona) e Nicolas Navarro (2:11:53).

Por fim, de notar que a próxima edição da Maratona de Paris já tem data marcada, realizando-se a 5 de abril, uma semana antes da data que habitualmente é escolhida para acolher este evento.

Participiste na Maratona de Paris? Conta-nos a tua experiência através do email: recordptrunning@gmail.com

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.