Fez-se história (outra vez) em Valência: recorde do Mundo dos 10k pulverizados

Rhonex Kipruto voou nas ruas espanholas

Pouco mais de um mês depois de ter visto Joshua Cheptegei bater de forma incrível o recorde mundial dos 10 quilómetros de então, Valência voltou este domingo a destacar-se no plano do atletismo mundial, uma vez mais com um máximo histórico. O protagonista de mais um feito histórico foi Rhonex Kipruto, atleta queniano que esta manhã voou nos 10 quilómetros para a sensacional marca de 26:24. E até se chegou a pensar que haveria duplo recorde, em face do registo de Sheila Chepkirui na prova feminina, mas a revisão oficial não confirmou um novo máximo...

Na prova masculina, mês e meio depois do tal recorde de Cheptegei (26:38), o miúdo Kipruto, de apenas 20 anos, voltou a confirmar-se como um dos maiores talentos para o futuro, ao retirar uns sensacionais 14 segundos à marca estratosférica do ugandês. Para lá do tempo brutal do queniano, Valência assistiu também a um novo recorde europeu, com o suíço Julien Wanders a melhorar a marca que já detinha - tirou 12 segundos no seu máximo, que passa a ser de 27:13.

Quanto à prova feminina, inicialmente foi creditado a Sheila Chepkirui um tempo de 29:42, um segundo mais veloz do que Joyciline Jepkosgei (Praga, 2017), mas a revisão oficial do tempo confirmou que a queniana demorou mais quatro segundos - para um tempo oficial de 29:46. O recorde mundial não foi batido, mas Chepkirui tornou-se a segunda mais rápida da história e, para mais, liderou o pódio mais forte de sempre, já que nunca antes as três primeiras haviam corrido abaixo dos 30 minutos numa prova de 10k.

(Notícia atualizada às 22:40 com alteração do tempo da vencedora feminina)

Por Fábio Lima
1
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.