Grande Prémio de Natal com várias figuras do pelotão português presentes

Prova foi esta terça-feira apresentada na capital

• Foto: Fernando Ferreira

Prova mítica do calendário nacional, que este ano vai para a sua 62.ª edição, o Grande Prémio de Natal foi esta terça-feira apresentado na capital, numa cerimónia marcada por uma sentida homenagem a Armando Aldegalega, o atleta que mais vezes participou na tradicional corrida lisboeta, e que este ano, aos 82, se irá também apresentar à partida dos 10 quilómetros em Benfica.

Assumindo-se honrado pela distinção, Aldegalega lamentou apenas que nessa longa ligação à prova da capital nunca tenha conseguido uma vitória. "É para mim um orgulho estar presente e vou tentar dignificar esta homenagem. Faço sempre o máximo possível para participar e ajudar, pois trata-se de uma prova de grande nomeada do atletismo português. Gosto de correr, adoro correr e participar. Adoro a camaradagem que se une nestas provas, por isso vou estar presente mais uma vez. Corri esta prova muitas vezes, fui segundo, terceiro, quarto... mas nunca ganhei", lamentou.

Para lá desta homenagem, a 62.ª edição do GP de Natal irá igualmente contar com uma componente solidária, a qual prevê que uma percentagem do valor angariado pelas inscrições reverta a favor da Escola de Judo Nuno Delgado. Uma parceria que o antigo judoca, de 43 anos, considerou ser bastante positiva, até porque no seu entender "investir o desporto é investir no futuro e no sucesso".

"É um voto de confiança e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela nossa associação. Fomos pioneiros nesta mensagem de formar campeões para a vida, de trazer valores que no judo têm destaque fundamental, mas que estão presentes em todas as modalidades. Estarmos associados a este evento é uma grande responsabilidade", assumiu o antigo atleta olímpico, que em princípio irá também marcar presença na corrida de 10 quilómetros do próximo dia 15 de dezembro. "Não estava nos meus planos, mas acho que é uma causa que vale a pena estarmos associados. Não corro regularmente, mas participo em alguns destes eventos até para dar o exemplo", considerou.

Campeões presentes

No que ao aspeto competitivo diz respeito, a organização do Grande Prémio de Natal confirmou as presenças de vários atletas de elite, nomeadamente Dulce Félix e Andralino Furtado, os vencedores das edições de 2016 e 2018, respetivamente. Para lá deste duo, nos homens os destaques vão para Hermano Ferreira, Samuel Barata (dois atletas que este domingo correrão a Maratona de Valência) e Samuel Freire, ao passo que nas senhoras estarão também presentes Jessica Augusto, Susana Francisco e Sandra Teixeira.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.