Fez-se história no atletismo: Kipchoge corre maratona abaixo das duas horas

Atleta queniano conseguiu bater a barreira que há muito era vista como impossível

A carregar o vídeo ...
Os últimos metros da maratona de Eliud Kipchoge e a festa que se seguiu

Fez-se história no Mundo do atletismo. Eliud Kipchoge é a partir deste sábado o primeiro homem da história a conseguir correr a distância da maratona (os 42 quilómetros e 195 metros) abaixo da mítica barreira das duas horas, graças às 1h59m40 conseguidas esta manhã em Viena, na Áustria.

Num evento privado organizado especialmente para esta segunda tentativa (depois do breaking2, em 2017), o atleta queniano conseguiu finalmente quebrar a barreira que até há muito tempo parecia impossível, ao correr de uma forma praticamente perfeita, num ritmo médio de 2'50/km.

Com uma incrível consistência ao longo de toda a corrida, muito por causa da ajuda das 'lebres' de topo que teve ao seu dispor, Kipchoge passou à meia maratona em 59:54, para depois fazer a segunda metade ainda mais rápido, em 59:46. Aliás, o queniano fechou a prova em sprint num total estado de êxtase, que era partilhado também pela última equipa de pacers que o ajudou.

De notar que este tempo histórico (que melhora em praticamente dois minutos o seu recorde oficial de Berlim, do ano passado) não poderá ser certificado como novo máximo mundial, já que não foi realizado num evento oficial da IAAF.

Recorde a transmissão do evento.

Por Fábio Lima
6
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.