Maratona de Paris: A experiência de João Miguel Barral

A caminho da 5ª Maratona...

Alvorada às 05:30 da manhã a 50km do centro de Paris. Pequeno almoço tomado, equipamento adequado aos graus negativos que se faziam sentir e um carro repleto de atletas cheios de adrenalina, nervos e coragem para enfrentar aquela que é a prova rainha do atletismo.

O Arco do Triunfo estava mesmo ali. Deixámos o material nos bengaleiros e perdemo-nos no meio de quase 50 000 atletas que se dirigiam aos blocos de partida e dos apoiantes eufóricos que se começavam a posicionar para animar a multidão. Já no bloco das 3h45, olhei para a Margarida e para o Paulo, respirei fundo e senti que estava pronto para me enfrentar durante 42,195 Km.

O tiro de partida foi dado e rapidamente nos separámos, pois cada um seguiu o seu ritmo. Nesse momento, comecei a delinear o meu plano para suportar as horas de corrida que tinha pela frente. A que horas tomo o primeiro gel? Qual a melhor altura para comer as gomas? Quando será o próximo abastecimento? Toda uma estratégia para distrair a mente ao mesmo tempo que apreciava a paisagem e o sol que nos brindou naquela manhã.

Esta maratona não é das mais fáceis. Começamos no centro da capital francesa rodeados de monumentos emblemáticos e de turistas, mas a partir do KM 25, descemos ao nível do Rio Sena e a dificuldade aumenta. Há túneis que parecem não ter fim, há subidas, há empedrados e bosques solitários. Felizmente, também há imensa animação de apoiantes incansáveis de todas as nacionalidades e um ambiente de festa que faz com que nos sintamos uns verdadeiros super heróis e esquecer um pouco a dor e o sofrimento que já nos acompanha há algumas horas.

Terminei a Maratona de Paris em 3:42:27. Uma prova em que o meu único objectivo era terminar. Cruzei a meta e depressa se apoderou de mim aquela sensação de que somos invencíveis. De que depois disto, somos capazes de tudo.

Ficam as memórias de correr numa cidade cheia de história e começa a preparação para o próximo desafio: Maratona de Berlim.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.