Mariana Machado brilha no Crosse de Soria e quebra domínio africano

Jovem portuguesa bateu ao sprint a vicecampeã mundial da maratona

A carregar o vídeo ...
Mariana Machado bate vicecampeã mundial da maratona ao sprint em Soria

A portuguesa Mariana Machado venceu este domingo o conceituado Crosse de Soria, ao superar numa luta ao sprint a super favorita Rose Chelimo, atual vicecampeã mundial da maratona, conseguindo desta forma quebrar uma hegemonia africana que durava já desde 2002 - a última vitória europeia foi de Zulema Fuentes-Pila. Aos 19 anos, e numa das últimas provas antes do Europeu de Lisboa, a atleta lusa acabou mesmo por ser a grande surpresa na prova espanhola, ao concluir os 8 quilómetros em 27:49 minutos (o mesmo que tempo de Chelimo).

De notar que neste Crosse de Soria é passagem habitual dos melhores fundistas europeus e mundiais, conforme se pode constatar pela lista de campeões dos últimos anos, que vão desde Zersenay Tadese (vencedor de 2004) e Jacob Kiplimo (vencedor de 2017 e 2018) no plano masculino ou de Vivian Cheruiyot (ganhou em 2006) nas senhoras.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.