Os números que colocam Eliud Kipchoge (ainda mais) na história

Queniano fez a segunda melhor marca de sempre em Londres

• Foto: Reuters

As dúvidas eram poucas, porque a 'ditadura' dos números nestes casos é praticamente absoluta, mas Eliud Kipchoge reforçou este domingo o estatuto de melhor maratonista da história, ao correr em Londres a segunda maratona (oficial) mais rápida de sempre, com umas impressionantes 2:02:37 horas. Um registo incrível, a uma média de 2:54 minutos por quilómetro, que representa também o novo recorde da Maratona de Londres - o anterior também pertencia ao queniano.

Mas Kipchoge conseguiu em Londres muito mais. Para começar, tornou-se no primeiro atleta a vencer por quatro vezes a Maratona de Londres (2015, 2016, 2018 e 2019), deixando para trás um trio composto por Dionicio Ceron, Martin Lel e o português António Pinto. Para lá deste facto, o queniano de 34 anos ampliou para dez o número de vitórias consecutivas em maratonas (apenas não venceu uma em doze disputadas).

Por outro lado, Kipchoge conseguiu em Londres algo pouco visto nos atletas de elite (pelo menos naqueles que conseguem efetivamente vitórias), ao correr o tão famoso split negativo (61:36 na primeira meia e 61:01 na segunda). De resto, também a vencedora feminina o conseguiu, sendo que no caso de Brigid Kosgei fez algo ainda mais incrível, já que passou à meia em 1:11:38 horas, para depois cumprir o restante da prova em 1:06:42 (um split negativo de quase cinco minutos!). Foi o sétimo melhor tempo da história na distância.

De resto, Londres viu também mais dois tempos serem adicionados ao top-10 da história masculino, a começar desde logo pelo etíope Mosinet Geremew, que se tornou a par de Kipchoge no único atleta da história a baixar da barreira das 2:03 (fez 2:02:55). Depois há ainda a destacar a entrada de Mule Wasihum no top-10, diretamente para o sétimo lugar, graças a uma maratona feita em 2:03:16.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias